segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Domingo, mergulhos !
Sábado saída dupla.
Um Domingo em cheio !
O mergulho de ontem não foi excepção, com rumo inicial ás "Paredes do Cabo" e ao spot "Portas do Mosteiro" em particular, rapidamente pudemos verificar que a ondulação/fola que se fazia sentir, iria também diminuir em muito o nosso conforto, pois no fundo seria muito semelhante ao que se sentia á superfície, quase nem chegámos a parar e logo rumámos á "Baralha" na Baleeira, um spot clássico utilizádo por nós, e por muitos mergulhadores há muitos anos.
Divididos em 3 grupos e liderados por 3 Instrutores, lá fomos a mais um mergulho, o Alex levou o maior grupo e fez o percurso que é habitual fazermos, sempre com muito bons resultados como podem verificar pelas fotos do Cláudio Dias, e pela felicidade espelhada no rosto dos que o acompanharam. O destaque que deu que falar foi sem duvida a raia (Raja Undulata) de dimensões muito pouco habituais.
O Carlos Monteiro, para não variar, esteve envolvido num mergulho D.U.P. (Digital Underwater Photography) que tanta procura tem tido, e com resultados absolutamente incríveis por parte dos participantes.
Last but not Least, eu, sobrou para mim aquilo que mais gosto de fazer, Fish ID, este mergulho escolhido pela nossa querida Cristina Conceição para completar os 5 mergulhos do seu curso de Advanced O.W. PADI, foi acompanhado pela não menos querida Elia Correia, que após ter completado o seu curso D.U.P. PADI não mais largou a sua máquina digital, e com resultados muitíssimo bons, e que vocês têm podido observar ultimamente em muitas rubricas "logbook" deste vosso/nosso blog.
Por termos este objectivo (observar e identificar muitas espécies) decidi rumar a uma "estação de limpeza" que conheço há muitos anos, e que já muitos excelentes avistamentos proporcionou, e em especial dos sempre muito desejados Peixe Lua, referência que fiz no Briefing pré mergulho (por estarmos já na altura do ano em que é mais comum surgirem), isto apesar de a maré não ser a mais favorável, pois até isso é importantissimo, em especial quando temos em vista observar uma espécie pouco comum ao longo da costa (não neste spot) como é esta.
Rumámos então aquele local mágico, onde as espécies de maior porte se deixam observar imóveis, enquanto os pequenos "limpadores" fazem o seu trabalho, basicamente, não fazem mais do que se alimentarem, ao mesmo tempo que libertam de parasitas todos os seus "clientes", que assim saem com a higiene feita, e se mantêm mais saudáveis livres dos desagradáveis intrusos, numa simbiose perfeita Limpador/"Cliente".
Ao chegarmos ao "hot spot" as minhas "alunas" cumpriram rigorosamente as minhas directrizes dadas no briefing, e mantiveram a distância recomendada de 4 metros para o "plateau" onde a limpeza tinha lugar, é muito importante respeitar estes locais tão importantes (cruciais mesmo) para a vida marinha, e que vimos serem devassados tantas vezes, por redes que não respeitam nada nem ninguém e que destroem tanta vida marinha de uma forma tão cruel e nada selectiva.
Por ter alunas tão disciplinadas e cumpridoras senti-me ainda mais na obrigação de as presentear com o melhor espectáculo que o meio marinho pode oferecer, e como conheço o local exacto para ficar a ver esse tão belo "filme", assim fizemos, completamente imóveis ficámos a contemplar um frenesim absolutamente indescritível, com um grande cardume de enormes Taínhas a rodar e parar como se de um carrossel se tratasse, Margotas (Bodiões grandes) completamente imóveis numa posição vertical eram livres de parasitas por aqueles pequenos e incríveis peixes que não paravam de limpar as guelras, boca, e escamas dos visitantes daquele local tão único e especial .
Decidi aguardar, pelo menos tanto tempo quanto os nossos computadores e gás permitissem sem comprometer o regresso a terra em plena segurança, foram 12 minutos de pleno prazer de contemplação de tão belo cenário, e aguardei pois tinha quase a certeza que iríamos ser recompensados pela espera, certeza essa dada pelos dois enormes Pargos (Um enorme Capatão Pagrus pagrus e um Sémia Pagrus auriga) que nos brindaram com a sua presença logo no inicio da chegada ao fundo quando nos dirigíamos para a "Estação", vindo eles dessa direcção, rapidamente pensei que a maré ainda não tinha descido o suficiente para afastar os grandes peixes, e bem dito bem feito, passados poucos minutos e eu sempre com grande atenção para a meia-agua, para rapidamente avistar o tão desejado Peixe-Lua ( Mola-Mola) que provocou de imediato um sorriso nas míudas que nem o maior 2º andar de regulador conseguiria esconder, missão cumprida, pensei, ao mesmo tempo que lhes vou apontando para a infinidade de espécies que nos rodeavam, de onde destaco também uma gigante Santola Maja brachydactyla e que para mim quase esvaziou de significado o aparecimento daquele grande peixe tão desejado pelas minhas Buddies.
Nós como mergulhadores temos o dever de contribuir para a informação e divulgação da preservação de um meio tão belo e que nos é tão importante.
Mas o domingo, não foi só o mergulho da "Baralha", foi também o completar de mais uns cursos que terão direito a um post exclusivo, e ao continuar da formação de Rescue Diver PADI, para o qual não posso deixar de agradecer aos participantes que tiveram muita firmeza, empenho e uma grande força de vontade para superar os desafios que lhes fui colocando, alguns de uma grande complexidade mas que após algumas tentativas, todos conseguiram atingir um excelente nível, o meu (e de toda a equipa DEEPDIVE) muito obrigado, ao Vitor, Ana Marcolino, Pedro e Susana Jesus e Fernando Trindade.
Fotos de : Claudio Dias e Elia Correia.
domingo, 25 de outubro de 2009
Saídas de mergulho, terça e quarta feira.
sábado, 24 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Domingo vai haver mais!
Ainda as Brothers, segundo os seus participantes.
Parece que acordei de um sonho fantástico e que tudo se evaporou...
O que vimos na realidade não existe, foram cenários ali colocados pelo Mohamed e pelo Akram para o seu "The Lingua Group"...
Foi realmente FANTÁSTICO... espero poder repetir em breve...
In: Easydiver
Mesmo que não houvesse um mar azul de morrer, uma visibilidade de causar vertigens e uns peixinhos magníficos para nos dizer bom dia, só pela companhia já valia a pena!
Tendo em conta que tivemos tudo isto e muito mais, que mais se pode querer? Outra viagem, claro!
Adorei, obrigada a todos pelas excelentes férias que me proporcionaram.
In: Easydiver
Para quando a próxima?
Foi realmente sob todos os aspectos uma semana inolvidável... dificilmente descritível, é mesmo preciso IR para SENTIR!
Fotos: Eduardo Gomes
Novos mergulhadores !!! =)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Um domingo intenso.
Os mergulhos seguintes foram na baía da "Cova da Mijona" onde para além dos mergulhos habituais tivemos ainda três grupos distintos em formação, um de Rescue Diver, um grupo de Open Water,e ainda um outro de Digital Underwater Photography.
Fotos: Hugo Vaz
Mero, o peixe rei do passado sábado.
Nós, temos um spot no cabo Espichel onde temos avistado por inúmeras vezes alguns exemplares desta espécie, tendo inclusive por duas vezes avistado dois exemplares no mesmo mergulho, quase todos do tamanho deste, e um exemplar de enormes dimensões que mal persente a nossa presença, e rapidamente se põe em fuga, certamente para a sua toca, mas que nós ainda não conseguimos localizar.
Imagens de: Luís Fernandes
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Info Rescue Divers.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Domingo, tambem vamos mergulhar!!!
Sábado saída dupla.
Um bom fim de semana foi o que tivemos.
O primeiro teve lugar nas gargantas do Arcanzil, onde a envolvencia e o ambiente são os ingredientes suficientes para um óptimo mergulho, e se a isso juntarmos um grupo fantástico, e umas boas condições, tá feito um óptimo e irressistivel «bolo» a que não descansamos enquanto não o "devoramos" até ao fim.
Segundo mergulho, a nossa Baleeira de sempre, que raramente nos deixa ficar mal, com uma quantidade de vida fora do vulgar e em que mesmo com a maré vazia, não deixa de nos surpreender pela positiva, deste segundo mergulho vos deixo umas imagens captadas pela nossa amiga Elia, que tem uma forma muito própria de tratar as imagens, talvez de uma forma um pouco psicadélica por vezes, mas que eu pessoalmente aprecio bastante, e penso que vocês também irão apreciar.
Para o próximo fim de semana há mais, e segundo as previsões, indicam umas condições ainda melhores que as presentes, não faltem, e venham ainda gozar o verão, alias, as condições estão muitíssimo melhores que durante o verão, pois o sol intenso mantém-se e o vento já era!!
=)
Fotos: Elia Correia.
sábado, 10 de outubro de 2009
Brothers DEEPDIVEtrip report.
Pela segunda vez este ano, a DEEPDIVE esteve na rota dos grandes destinos mundiais de mergulho. A viagem às Brothers Islands, em pleno Mar Vermelho, proporcionou literalmente uma experiência inesquecível para o resto da vida a quem nela participou! É pouco aquilo que se pode descrever sobre as Brothers: Um azul de cortar a respiração, visibilidades na ordem dos 100 metros, temperaturas de 29 graus a 40 metros de profundidade, tubarões martelo, pontas brancas oceânicos, cinzentos, barracudas solitárias enormes, napoleões, atuns enormes, moreias gigantes e o mundo de cor das espécies de menor tamanho características do Mar Vermelho; lionfish, scorpionfish, bue spoted rays, peixes trompeta, peixes palhaço, xaréus, angelfish, trigerfish, sweetlips e outros, muitos outros, bem como as sempre presentes «nuvens» de anthyas vermelhas, imagem tão característica do Mar Vermelho. Destaque ainda para dois naufrágios, o Numidia e o Salem Express, este último ao largo de Safaga.
Os mergulhos nas Brothers são permanentemente em drift, algo exigentes, mas compensadores pelo que se vê e pela experiência de ambiente que proporcionam. Ora nadando junto à parede, deixando-se levar pela corrente, ora indo para o completo azul, cada mergulho era individualmente «o» mergulho. Nós fazíamos três por dia. Ou mais...
Os guias, Mohamed Sanad e Akram foram de uma disponibilidade total e de um profissionalismo à altura dos grandes operadores de mergulho do Mar Vermelho. A tripulação de uma simpatia e eficiência assinaláveis. A comida de qualidade excepcional. E por fim, o Andrómeda, era um verdadeiro barco à altura do mais exigente em termos de tecnologia e conforto.
Foi uma semana e tanto, que deixa saudades, e uma firme vontade de voltar, o que acontecerá de certeza com a DEEPDIVE!
Obrigado a todos pela excelente companhia, o comportamente extremamente responsável durante os mergulhos e sobretudo pela Amizade que puseram nas relações com o resto dos elementos do grupo!
Carlos Monteiro.