segunda-feira, 20 de abril de 2009

Staff DEEP fora, domingo santo por cá! =)

Olá a todos, no próximo fim de semana de 25 e 26 de Abril estamos em Bonaire como sabem, não todos, pois a São, o António e o Sílvio ficam por cá a manter as actividades a "bombar", ou seja a única coisa que vamos parar serão as habituais saídas de fim de semana e a DEEPDIVE Cotovia, mas apenas no próximo, pois no domingo dia 3 de Maio cá estaremos e com a saída desde já marcada para as 9 horas da manhã no local habitual (se o mar o permitir, óbvio).

Para todos os que cá ficam, muitos beijos e abraços, e podem ficar descansados que faremos muitos e bons mergulhos em vossa recordação. B)

Carlos Monteiro, Tz, Paulo e Alex.

Ontem foi muito giro.

É verdade, após uma semana de chuva e frio, o "guru" não nos enganou, e conforme previsto, brindou-nos com um domingo fantástico de sol e calor, até debaixo dagua subiram uns grauzinhos, 15º foi a temperatura da agua ontem =)

O destino foi a "baía da Armação" assim chamada devido a uma antiga armação de pesca que estava montada no meio da baía, onde ainda hoje se pode observar as casas (ou o que delas resta) junto á ponta do cabo de Ares, e foi entre essas casas e as ruínas do antigo forte o spot onde acabámos por "cair"na agua.

Iniciámos o mergulho pela parte mais funda (14 metros) onde seguimos um antigo e espesso cabo, talvez de amarração de uma possante embarcação, ou possivelmente de fixação da armação de pesca que eu referi á pouco, pois o estado quase totalmente enterrado, apenas com umas pequenas partes expostas devido ao mau tempo dos últimos dias, e o nível de incrustações, levavam a crer que se tratava de um cabo bastante antigo, que entretanto serve de abrigo para uma série de pequenos Polvos que rapidamente o transformou em habitação depois do habitual "terraço-de-conchas" á porta.

Após este trajecto na zona de areia e pedra baixa, rumámos aos enormes "matacões" que se encontram mais junto a terra naquele local, e devido a uma muito melhor visibilidade, acabámos por nos divertir imenso, passando pelas estreitas passagens entre aquelas enormes pedras outrora pertencentes á enorme falésia que nos rodeava, alias, a maior de toda a península Ibérica.

Nesta zona e com a visibilidade a rondar os 10 metros, a quantidade de peixe era imensa, tínhamos os sempre presentes bodiões de todas as espécies de onde destaco as enormes margotas (esperamos em breve tê-los todos no espécies) ; sargos, saímas; taínhas; Salemas; Judias etc etc, tudo isto serve para provar que não é necessário atingir grandes profundidades para que se possa fazer excelentes mergulhos!!

Esperamo-vos daqui a 15 dias! B)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mergulho no próximo domingo.

Olá a todos, apesar das previsões de uma semana meia chuvosa, temos segundo as mesmas um bom fim de semana de mar, por isso, vamos mergulhar no próximo domingo dia 19.

Ás 9 horas da manhã no habitual ponto de encontro da doca de Sesimbra, lá estaremos.

domingo, 12 de abril de 2009

Um mergulho "simpático".


O mergulho de ontem foi especial para os novos alunos da DEEPDIVE que se estrearam pela primeira vez no Mar: A Joana e o Miguel. E é sempre uma alegria esta estreia quando as condições estão boas para a prática do mergulho, como estiveram na Baía da Armação, durante 40 minutos a profundidade média de 6 metros e um Sol que raiava por entre as nuvens trazendo cor àquele spot. Outros mergulhadores DEEPDIVE entretiveram-se a concluir os seus módulos mais avançados tanto do curso OW como do Advanced OW, e restantes mergulhadores certificados passearam simplesmente por aquele spot sempre tão... simpático de ser mergulhar! E "simpático" é um bom adjectivo para descrever o dia de mergulho hoje! Parabéns aos estreantes! Pela cara da Joana ficaram felizes!

sábado, 11 de abril de 2009

Nocturno nos Muros da Baleeira.

Nesta quinta-feira à noite, véspera de feriado da sexta-feira Santa, a DEEPDIVE voltou ao mar de barco. Ao invés dos já tradicionais mergulhos nocturnos com saída pela praia do Ouro em Sesimbra, o destino deste mergulho foi nos Muros da Baleeira. Apesar de as temperaturas da água estarem algo baixas - 13 graus-, o mergulho mostrou-se agradável pelo ambiente nocturno naquele spot, constituído por canyons paralelos, onde literalmente a vida, à noite, acontece! Para o mergulhador mais atento, bastou olhar de perto para o fundo e pequenos camarões (os pontinhos luminosos quando se aponta a lanterna valem sempre a pena ser observados) e os nudibranquios começaram imediatamente a aparecer, depois foram os polvos, as saimas e sargos que à noite são mais permissivas à presença humana, abróteas, e um safio deram também sinal da sua presença. Foram 60 minutos de um mergulho relaxante e alegre, na já habitual presença dos amigos da DEEPDIVE que trazem a sua boa disposição a todos os mergulhos. Foi também o primeiro mergulho nocturno do João Ricardo, acabadinho de se certificar a semana passada como Open Water Diver. Esperemos que todos os novos mergulhadores da DEEPDIVE venham também experimentar a magia que é mergulhar à noite!
Obrigado a todos!

Carlos Monteiro

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Saída de mergulho no Sabado.

Próximo sábado dia 11, vamos a uma boa mergulhaça, em vez da habitual saída de Domingo, pois vamos todos descansar no domingo de Páscoa.
Ponto de encontro na doca de Sesimbra ás 9 horas da manhã, não faltem isto está bom!
Beijos e abraços e até amanhã á noite (só para os felizardos)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quinta feira night dive de barco.

Olá cá estou de novo, mas desta vez para vos informar de que na próxima quinta feira dia 9, véspera de feriado vamos fazer um mergulho nocturno daqueles que já há algum tempo não fazemos, lá para as bandas do cabo Espichel, popa do river, ou a visitar aquelas enormes saímas naquele spot "secreto" =)

Ponto de encontro, DEEPDIVE Cotovia, ás 20 horas, marquem a vossa presença pois o mergulho deverá ser muito bom, e as intenções de presença já são algumas.

Que bons mergulhos!


Domingo passado e como habitualmente fomos fazer uns mergulhinhos e como também vem sendo pratica, tivemos os dois barcos iguais completamente cheios, nós saímos rumo ao cabo espichel enquanto que o outro ficou pela Baleeira.

Popa do River Gurara, foi o nosso destino, e apesar do mar não apresentar um aspecto muito agradável, quer em termos de ondulação como de cor de agua, ao "cairmos" na agua tudo mudou de figura, uma boa visibilidade vertical com mais de 10 metros, que acabou por não ultrapassar os 6 metros junto ao fundo.


O trajecto de mergulho foi aquele que costumamos fazer na parte da popa, contornámos aquela enorme estrutura de costado, visitamos o gigantesco motor deambulámos por aquele caos de ferro ferrugento e regressámos á ancora do nosso barco, pelo meio vimos saímas enormes, muitos sargos, as sempre curiosas judias, e ainda um pargo de porte respeitoso.

Dados deste mergulho: profundidade máxima 25 metros, temperatura 14º, tempo total de mergulho, 45 minutos.

Foto: Sousa Marques

BLUE MAN GROUP...awesome!!!


A esta hora já devem estar a pensar...o Tz passou-se de vez! Nop, ainda não foi desta, mas tinha de partilhar convosco o magnifico espectáculo que está em cartaz no auditório dos oceanos, a 50 metros da nossa loja de Lisboa, eu já tinha estado para o ver em Vegas, mas por esta ou aquela razão e pelos muitos apelos daquela cidade mágica, acabei por não o ver, apesar das diversas vezes que já lá fui, mas quando o vi anunciado em Portugal apressei-me a adquirir bilhetes e na passada semana lá fui, e só vos posso dizer AWESOME!!! Á imagem de outros fantásticos espectáculos de som, luz e imagem oriundos do Canada e US este é mais um inesquecível show de visita obrigatória!

Bem, agora é que vocês já têm a certeza, (aqui o gajo) passou-se mesmo, e transformou este blog de coisas de mergulho, em mais um dos quadriliôes de blogs existentes por esta blogsfera sobre banalidades, e sobre eu fui, e eu vi, e eu acho.......blharrrrggggg...who cares?!?

Não! não mudei a "linha" nem o objectivo deste blog, continua e continuará a ser um espaço onde nós e vocês encontram motivos para nos encontrarmos e reunirmos com um objectivo comum, "o contemplar o mundo abaixo da superfície e tudo o que a ele diz respeito", então que raio tem a ver o BLUE MAN GROUP com o mergulho?!? Népia! a não ser pelo facto de grande parte do seu staff estar connosco neste momento a fazer formação de mergulho. É verdade, temos um grupo grande a fazer o Open Water Diver PADI, e ainda alguns elementos a fazer o Advanced OW PADI, e sabem o que vos digo? Eles estão tão maravilhados com o "nosso" mundo submarino, quanto eu fiquei com o espectáculo deles, e foi essa a razão que fez com que escrevesse umas linhas sobre o trabalho deles é de facto um espectáculo digno de ser visto, eles são bons!

=)

Há mais mergulhadores na DEEPDIVE.


Mais um fim de semana fantástico para a prática do mergulho, e mais um grupo de mergulhadores formados pela DEEPDIVE; A Patrícia, a Sónia, o Dario, o Ricardo, o João Ricardo, a Tânia, o Inácio, o Marco e o Pedro, são a partir de hoje mergulhadores certificados PADI Open Water Diver! Estão de parabéns! A vida deles mudou e a nossa na DEEPDIVE também, porque passaremos - e com todo o prazer - a contar com eles todos os fins de semana para virem mergulhar connosco! E para viajar connosco! E para pertencerem a esta grande família chamada DEEPDIVE!

(Nota: A reportagem fotográfica do curso estará a partir desta semana disponível em qualquer uma das nossas lojas, a que desejarem: Lisboa ou Cotovia

Texto e foto: Carlos Monteiro

sábado, 4 de abril de 2009

E na passada quinta....

Novidades da noite…

Duas Lulas, que ficaram mais contentes com a nossa presença do que nós com a delas certamente, pois com as lanternas a iluminar-lhes o jantar foi um regalo para as meninas! Onde será que vimos este show bem pouco tempo atrás… Bom, de ficar de “boca aberta” foram mesmo os dois Xarrocos, lindos como sempre!

Muito tempo ainda para ver o habitual naquelas paragens, sendo que um dos factores que mais me impressionam na generalidade dos mergulhos nocturnos é a verdadeira percepção de que enquanto uns dormem e são comidos, outros… Safios, Polvos, Chocos e afins parece que crescem de uma semana para outra!

Bom, com isto fiquei curioso em relação a um bem nosso conhecido spot, mas para isso temos de ir de barco… fiquem atentos á próxima semana! (não sendo uma promessa, ok?)

Para terminar, e para que se registe, foram 61’ a curtir, no máx.de 9,5m de profundidade e com a água a rondar os 14º J

Fiquem bem, até breve!

Alex