segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Domingo, tambem vamos mergulhar!

Para não fugirmos á regra, mas principalmente porque gostamos muito de mergulhar, e estar com os amigos num bom ambiente, lá vamos nós mergulhar no próximo domingo dia 6.

1º mergulho 9 horas da manhã e 2º mergulho ás 12,30, vem connosco! =)

O regresso ao Eden, vai ser já na quinta-feira.

É verdade, passado tanto tempo desde a nossa ultima ida a Pinheiro da Cruz, e tanta tanta vontade, juntaram-se as condições de mar para regressar aqueles spots míticos, onde a quantidade de peixe e dimensão, ficam para sempre marcados no nosso subconsciente. Assim sendo na próxima quinta feira dia 3, ás 8 horas da manhã (oito), vamos arrancar do nosso local habitual da doca de Sesimbra rumo ao sul á costa Alentejana, para dois ou três mergulhos (depende da vossa vontade) naquele local fantástico.

Esta saída tem um custo de € 68 e inclui garrafas e catering.

Não podem faltar, estas saídas são únicas!!!!

Sábado saída dupla.

No próximo sábado dia 5 vamos fazer a nossa habitual saída dupla (dois mergulhos numa só saída), vamos estar no local habitual da doca de Sesimbra ás 9 horas da manhã, não faltem.

O regresso á proa do River.

O River Gurara é um daqueles mergulhos a que se volta sempre com grande expectativa. A DEEPDIVE voltou lá este Domingo, concretamente à proa. Apesar da má visibilidade – cerca de 6 metros – o River provou que continua cheio de vida, e melhor, que essas espécies locais estão graaandes! Um mergulho a uma profundidade de 27/30 metros é por norma curto, e apesar da má visibilidade, entre saimas bem grandes, tainhas enormes e cardumes de fanecas, o mergulho ainda ganhou alguma «côr» para além do predominante verde... No fim, a farinha torrada não faltou como é habito, e estava optima!!

Um abraço a todos

carlos.monteiro@deepdive.pt

Sábado, dois mergulhos em imagens.

1º Mergulho: "Arcanzil de fora"

Profundidade máxima 34 metros, temperatura 16º, tempo de fundo 35'.


2º Mergulho: "3 Milhas"

Profundidade máxima 15 metros, temperatura 16º, tempo de fundo 82'





Fotos: São Pontes (excepto ultima, de João Martins)

Nota: Temos recebido fotos optimas do nosso João Martins, mas devido á dimensão não nos foi possivel publicar, relembro a todos que nos enviem sempre fotos com baixa resolução, obrigado.

=)

A noite do safio!

Que é como quem diz, dos Safios!

Na passada quinta-feira e durante 1h10 com um trajecto um pouco diferente do habitual, para a zona de argila compactada onde os desníveis são mais acentuados, vimos uma vez mais uma quantidade e diversidade de espécies que julgo únicas em relação ao resto da costa, tais como... Bom, voces sabem! Deixo o destaque para um dos Safios, bem ilustrado pela São!

Temperatura de 17º, Profundidade de 8 mts,



Até breve!

Alex

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Domingo, mergulhos!!!

Como sempre, vamos mergulhar no próximo domingo dia 30.

1º mergulho 9 horas da manhã, 2º mergulho 12,30 hrs, o ponto de encontro é no local de sempre da doca de Sesimbra.

Vai ser bom! =)

Sábado saída dupla.

Com uma boa previsão, vamos fazer mais uma saída dupla de sábado, dois mergulhos seguidos sem vir a terra.

No próximo sábado dia 29, ás 9 horas da manhã no local de sempre da doca de Sesimbra, podem marcar a vossa presença aqui nos comentários, obrigado.

Larguem a cama e venham fazer uns bons mergulhos na companhia de amigos!!

=D

Quinta feira night dive.


Olá, na próxima quinta feira dia 27 , vamos fazer o nosso nocturno habitual shore dive na praia do Ouro.

Ponto de encontro, DEEPDIVE Cotovia ás 20 horas.

Um domingo em imagens.

1º Mergulho: "3 Milhas"

Fotos: Hugo Vaz







Fotos: São Pontes


Fotos: João Martins



2º Mergulho: "Malha Vermelha"

Fotos: Claudio Dias

Um sábado bem agradavel.

No passado sábado fizemos uma saída dupla (2 mergulhos, 2 spots, numa só saída) como já tínhamos feito anteriormente, e como passámos a instituir devido ao êxito deste tipo de saída, que realmente é muito mais proveitoso para quem gosta efectivamente de mergulhar, mas voltemos aos nossos mergulhos.

Primeiro mergulho, "Paredes do cabo-Bifa", escolhi este local pelo simples facto de ser o spot que aquela hora e com a maré tão vazia, ser a área que tinha a agua mais limpa e onde haveria a probabilidade de vermos maior quantidade de espécies.

Com a agua a 16º ( fresca =P) vagueamos pelo fundo passando pela massiva corrente do malogrado "River Gurara" que já se encontra quase toda incrustada e coberta de vida marinha que rapidamente colonizou toda aquela nova área criando um novo habitat.

Vimos Sargos de bom porte e Safias também, vimos um ou outro Polvo, Judias, uns nudibranqueos etc etc, sentimos também a força do mar aquando da mudança da maré, que momentaneamente e por duas ou três vezes nos fez parecer que estávamos dentro de uma máquina de lavar roupa gigante, eh eh eh, mas apesar disso fizemos um agradável mergulho de quase uma hora de duração e uma visibilidade média de 8 metros.

Segundo mergulho, "Três Milhas", com uma visibilidade semelhante e numa e outra zona superior em 2 ou 3 metros, aquilo que se fez notar logo foi o um (1) grau de temperatura a mais do spot anterior, o que tornou logo este mergulho muito mais agradável. =)

Este fantástico spot sobre o qual já falámos variadas vezes anteriormente, é sempre um bom mergulho e por vezes aparecem também umas surpresas bem agradáveis devido ao facto de ter duas "estações de limpeza" o que faz com que os peixes de maior porte, se aproximem para se vir livrar dos parasitas que os afligem, operação que os pequeninos "limpadores" fazem com muita habilidade.

A destacar, para além da óptima companhia, uma raia marmoreada de grande dimensão (para a espécie) que eu tive o cuidado de muito suavemente e sem lhe tocar, afastar toda a areia que a cobria para que a pudessem apreciar em toda a sua plenitude e mesmo tirar algumas fotos (que penso não existiram, pois a bateria da câmara do Edgar tinha acabado).

Gostava de destacar ainda os enormes e magníficos cardumes de carapaus, sempre presentes neste local, e que realizaram verdadeiros bailados por cima das nossas cabeças, durante grande parte dos 75' que durou este óptimo mergulho.

Obrigado pela vossa atenção, para o próximo fim de semana há mais!

Fotos: Edgar Brandão

terça-feira, 18 de agosto de 2009

5ª feira Night dive.

Condições de excelência "obrigam-nos" a marcar mais um Night Dive!

Além de marcarem a vossa presença, escolham pf se preferem shore ou de barco!
Por nós tudo faremos para que seja mais um bocado muito bem passado.

... Já agora, e devido a alguns dizeres (nos quais me incluo, pois claro), seja qual for a escolha temos farinha torrada!!!

"... and the Winner is..."

Até Quinta

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Saídas de mergulho mais faceis de identificar.

A partir de hoje, e por termos muitos e muitos posts neste nosso blog e para vos ajudarmos a identificar os posts para as saídas de mergulho (o que nem sempre era fácil) decidimos começar a utilizar a bandeira alpha, assim, agora mais facilmente se pretende marcar saída de mergulho, basta "correr" até ao post que identifica o dia da saída de mergulho pretendida.

=)

Domingo vamos mergulhar!

Próximo domingo dia 23, vamos fazer duas saídas de mergulho, ás 9 hrs e ás 12,30, para se juntarem a nós nestes bons mergulhos basta colocarem as vossas intenções nos comentários a este post.

Ponto encontro na doca de Sesimbra no local de sempre (que esperamos já seja por pouco tempo)

=)

Próximo Sábado, nova saída dupla.

Aproveitando o excelente estado do mar e que segundo as previsões se irá manter por muito tempo ainda, não vamos deixar escapar a oportunidade e fazer mais dois mergulhos seguidos sem vir a terra.

No próximo sábado dia 22, ás 9 horas da manhã no local habitual da doca de Sesimbra, lá estaremos para dois mergulhos que á imagem do passado sábado também serão óptimos!

O domingo que passou e marcou.



Que óptimo domingo tivemos no passado dia 16, com dois mergulhos fantásticos.

O primeiro mergulho foi um regresso á costa norte, com uma ida ao "regatão", este spot é sempre muito agradável devido a tratar-se de uma estratificação rochosa que aflora no meio de um fundo arenoso, e esse afloramento traduz-se numa sobreposição de falhas rochosas como que de prateleiras se tratasse, dando abrigo a uma infinidade de espécies, donde destacamos os Sargos e Safias, os enormes "Balões-de-Sto-António"e Margotas (Bodiões) , Judias, Santolas, cardumes de Cavalas, Polvos etc etc, e tudo isto em quantidades enormes, mais uma prova directa de que a Reserva está a fazer-se sentir no repovoamento de áreas que até há muito pouco tempo eram autênticos desertos.

Este mergulho teve uma profundidade média de 16/18 metros, e uma duração de 60 minutos, com uma temperatura de 19º

No segundo mergulho fomos até á malha vermelha, um spot muitas vezes utilizado por nós não só pela visibilidade de uma forma geral ser superior a outras zonas da costa, como também pela biomassa, na realidade este spot tem uma quantidade e diversidade tão grande de algas, assim como todas as outras espécies de vida que tornam este mergulho tão especial e tão do agrado de quem connosco mergulha. As fotos da Elia Correia falam por si.

Profundidade máxima 14 metros, visibilidade 15/18 metros, temperatura 18º, e tempo de mergulho 90' !!!!! =)

Fotos Regatão: João Martins.
Fotos Malha Vermelha: Elia Correia.

Sábado double fun

Passado Sábado rumámos para um primeiro mergulho na Popa do River Gurara, Spot que visitamos pelo naufrágio em si, pela sua imponência, pela carga histórica, pelo que nos faz pensar quão imponente e grande pode ser o mar para que tal gigante vá parar ao fundo arrastando consigo perdas materiais, e o mais precioso, vidas humanas.

De alguma forma penso por vezes durante a descida para um fundo a cerca de 24 mts no que vou encontrar... Um destroço que lentamente e cada vez mais, além de um pouco corroído, é acompanhado com um crescente de vida residente, como vários cardumes de Fanecas, "aquelas" Saimas, Safios a espreitar quem lá vem, Sargos que além de crescerem em tamanho, crescem também em numero de indivíduos em cada cardume. No entanto, longe estávamos nós de imaginar chegar "lá abaixo" e sermos brindados com várias Lulas, com destaque para as XL. Não me lembro de alguma vez ter visto exemplares daquele tamanho! Temperatura da água a 17º, com um tempo de imersão de 41'.
Foi bom, muito bom, era só preciso olhar para as nossas caras ao sair da água, especialmente as das Sras., que além de bonitas e simpáticas como sempre, bem sorridentes:)

Intervalo de superfície, sol, boa disposição, farinha torrada...

... E eles na Baleeira!
Descrever este mergulho é-me um pouco pouco difícil; tipo o melhor é ver a repetição em canal da especialidade!!! E acreditem que não era preciso grande trabalho de edição, tantos e tantos pontos de interesse ao longo dos 70' que combinámos nadar por ali!

Logo no início tivemos a felicidade de ver Pepinos-do-Mar em reprodução, a turma habitual que anda pela areia (Salmonetes, Ruivos, Chocos...) junto da zona onde começa a pedra, nesta altura do ano praticamente toda tapada pela grande quantidade de algas, com todos os benefícios inerentes, claro!

Fomos com toda a calma até à impressionante prof. de... à praia, onde a temperatura da água chegava aos 20,8º! Vimos pelo caminho Polvos, Nudibranqueos, cardumes massivos de Salemas, Taínhas, Sargos, um ou outro Sargo-veado, cardumes de pequenos Carapaus, agitados com a presença de Robalos com fome! Bonito, ao nível do melhor, que nos faz sentir bem, em casa!

Termino com um especial agradecimento a quem nos acompanhou neste Sábado, e parabenizo quem terminou o seu curso Advanced Open Water PADI.

Fiquem bem, até breve
Alex

O passado nocturno...

...foi um clássico, com umas condições excelentes como é quase sempre o caso da baía de Sesimbra, realizámos mais um óptimo mergulho, e muito contribuiu para isso o facto de como sempre estarmos entre amigos, a temperatura nunca ter ido abaixo dos 19º, e a fauna habitual ter comparecido ao encontro, em especial as Tremelgas e Charrocos, espécies nada habituais nos restantes mergulhos.


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Domingo mergulho!

E domingo dia 16 também vamos mergulhar como sempre, e o mar continua a prever-se excelente, uma boa razão para não faltarem.

Ás 9 horas é ás 12,30, e no ponto de encontro habitual, lá estaremos!!

=)

Sábado saída dupla.

No próximo sábado dia 15 de Agosto vamos fazer uma saída dupla ( uma saída de barco com dois mergulhos sem vir a terra), pois a previsão continua a dar um mar EXCELENTE e o facto de termos muita gente de férias .

O ponto de encontro é no local habitual da doca de Sesimbra ás 9,30 hrs, e podem marcar a vossa presença aqui nos comentários a este post, obrigado.

Quinta há nocturno.


Com mais uma semana de mar excelente, lá vamos nós a mais uma serie de grandes mergulhos, e para começar, nocturno shore-dive na próxima quinta feira dia 13.

Como habitualmente o ponto de encontro vai ser na DEEPDIVE Cotovia ás 20 horas.

=)

Grande jantar!!!


Quando toca a reunir, os melhores foliões não faltam, e para não variar, eles lá estavam quando marcámos o já tão esperado jantar de..... de cenas (só para englobar todos os eventos que serviriam de mote ao dito).


O spot escolhido foi o já de todos conhecido "Pé de Vinho" em Azeitão, e quando os melhores se juntam, a festa está garantida, passamos um bom bocado na companhia de amigos com um jantar muito agradável e muitíssimo bem "regado" (ou não estivessemos em Azeitão), e terminou como começou..com dizeres...ahhh e quase me esquecia, o final foi mesmo apoteótico, acabamos numa skate session mesmo á porta do restaurante ás tantas da noite, eheheh!


Qualquer dia há mais! =)

Fotos: Pedro Jesus (as fantásticas "wide" são a ultima tecnologia da SONY ainda não disponível ao publico)