segunda-feira, 28 de julho de 2008

Mais uma viagem para recordar...sempre.


FLORES & CORVO DIVETRIP Julho de 2008.

Após dois anos de interregno ficaram reunidas as condições para regressar aquela que é para mim a mais espectacular Ilha dos Açores, a Ilha das Flores, (ainda não conheço Sta Maria, mas duvido que mude de opinião).

De 19 a 26 (já 27 devido aos atrasos, para ser mais preciso) passámos mais uma excelente semana na companhia de amigos que levámos connosco e também de todos aqueles que nos aguardavam e que juntos nos ajudaram a passar uns dias inolvidaveis.

Esta Divetrip foi um pouco diferente das habituais "land-based", não só pela forma como foi organizada, mas também por toda a logística necessária para a tornar exequievel.

A estadia, ao contrário dos habituais hotéis, foi feita numa casa particular situada no ponto mais ocidental da Europa (Fajã Grande), em que o objectivo era o de criar um dive-camp, que quanto a mim foi cumprido na perfeição e obviamente se reflectiu no preço da mesma, tínhamos uma área indoor para guardar o equipamento e uma outdoor para secagem do mesmo, após passagem pela piscina para lavagem (acabámos por passar mais tempo nós lá dentro que o dito equipamento), disponhamos ainda de um fantástico barbeque exterior rodeado de mesas e cadeira feita de rocha vulcânica, que também utilizámos na perfeição.

Na área interior tínhamos as comodidades habituais de uma habitação de férias e com áreas pouco habituais na região, para terem uma pequena ideia, tínhamos dois barcos baleeiros no topo das paredes da sala entre outros apetrechos do mar e das lides da caça á baleia, (principal actividade da ilha e dos donos da casa até início dos anos 80). Apesar estarmos no ponto extremo-ocidental da Ilha e a "nossa" casa ser a mais próxima dos USA, tínhamos um porto a menos de 50 metros da porta que viemos a utilizar sempre que o mar deixava, e quando isso não era possível utilizávamos intensamente um mono-volume que nos serviu para vaguear de um lado para o outro daquela magnífica ilha.

Os mergulhos, bem, os mergulhos foram feitos conforme o previsto, alias, mais que o previsto, pois acabámos por realizar 13 mergulhos (2 mais que o pack de 10+1dld) e felizmente em torno de toda a ilha tal como eu tinha previsto.

Dos spots e para que possam ficar com uma ideia, tivemos visibilidades entre os 20 e os 50 metros, a temperatura média rondou os 23 graus e as profundidades máximas variaram entre os 15 e os 40 metros.

As espécies avistadas foram as que normalmente habitam as águas Açoreanas, como os bodiões vermelhos e Peixe Cão; as Vejas;Patruças (Salema-do-brasil); Abróteas;Salemas;Raínhas;roqueime; rascassos; Castanhetas; Blénios; Meros, o peixe-rei daquelas águas (apesar de vermos alguns exemplares de grande porte, superior a 25 quilos, a média deveria rondar os 12 a 17 quilos) , avistámos uma média de 3 a 5 exemplares/mergulho,e ainda um primo raro nas aguas das Flores, o Badejo-Mero, presentes também tiveram os pelágicos como foi o caso dos lirios (Seriola Rivoliana e Seriola Dumerilli), serras, anchovas, palombetas, bicudas e enchareus, last but not the least, um crustaceo comum nesta epoca do ano e que marcou presença em grande parte dos nossos mergulhos, o cavaco.

Locais: Começamos pelo Discover Local Diving na Baía da Fajã Grande (a 40 metros de casa), e depois passámos por muitos e fantásticos spots como foi o caso da baixa do moledo, a Catedral, os Ilhéus de Ponta Delgada, o Pão-de-Açúcar, o Ilhéu do Garajau, a ponta Capitão, e sempre fantásticos World Top: Baixa-dos-morros, e ilhéu do Monchique. Não esquecer ainda os fantásticos mergulhos realizados no Corvo, onde apesar de existir uma enorme quantidade de vida, a dimensão dos exemplares é inferior á Ilha das Flores (ao contrário de uns poucos anos atrás).

Por fim, não poderia deixar de referir mais uma vez o fantástico grupo que com uma disposição ímpar, tornou a semana numa festa excelente e inesquecível.

Espero contar convosco para o próximo ano, destino para onde já temos três datas pré-definidas, pois muito ainda ficou por ver.

Beijos e abraços,

Tz



Ps. Poderão ainda ler um relato excelente desta divetrip no mar-da-chincha.

3 comentários:

Guilhim disse...

Organização excelente e um grupo 5 estrelas!

Não podia haver melhor

Red Spotted disse...

Para o ano contem comigo!!! Lá estarei novamente!

Posso já reservar um lugar cativo para as Flores? :)

Akra Barbarion disse...

Para o ano contem mas é com o resto da Chincha, pelo menos nos Açores :)