domingo, 19 de outubro de 2008

Um fim de semana pujante!!

Olá, o "nosso" Alex, foi o responsável por quatro bons mergulhos feitos ontem e hoje, e também pelo relato dos mesmos que faço "copy" aqui:

Ora aqui fica o relato de um fim-de-semana pautado pela boa disposição e bons mergulhos!

Sábado de manha pelas 9h00 já estávamos nós pelo local habitual trocar efusivos cumprimentos e na montagem dos equipamentos, prontos a rumar ao Cabo Espichel para confirmar que o River Gurara continuava por lá! Mas… surpresa, o mar estava tão calmo que logo se apoderou a vontade de ir para os Segredos, onde é mais rara uma imersão com tão boas condições, ferro lançado e deu para vê-lo assente num fundo a 12 mts!!! O mergulho desenrolou-se durante 55,’ uma visibilidade a rondar os 20mts que deixava apreciar o ambiente proporcionado pelos bonitos canyons, que ora aqui albergavam um Safio, ora ali alguns Sargos entocados, sobretudo na parte mais funda por nós alcançada (18 mts)!

Sol na superfície, que torna o intervalo bem agradável sobretudo quando acompanhado por farinha torrada. Energias repostas, iniciámos a descido na poita da Baleeira tendo nós combinado previamente que o tempo de fundo teria um limite de 70’… assim foi, mas ainda assim havia “meninos” com mais de 80 BAR na garrafa á superfície!!!

A Baleeira é realmente um sítio impressionante, e desta vez fomos brindados uma vez mais pelos Pepinos-do-mar em reprodução, cardumes de gordas Salemas, Carapaus, Bogas, Salmonetes, Ruivos, Sargos, Polvos, com destaque para um deles fora da toca, bem grande, e que nos mostrou que para além de saber nadar, pode-se pôr em pé e andar!!! Rumo sul, até aos 17 mts e lá andavam umas boas Saimas e um ou outro Pargo, Chocos… e acho que é melhor parar por aqui!!!

No Domingo, desta vez sim, fomos visitar o River cujos contornos apareceram logo no início da descida e que não deixam ninguém indiferente, principalmente os estreantes! O principal objectivo era o naufrágio em si, muito embora os Safios dêem um colorido muito especial a este spot, assim como uma moreia, um Pargo capatão e algumas Saimas, ainda que de não muito grande porte, façam com que 35’ passem num ápice…

Para finalizar o fim-de-semana fizemos o ultimo mergulho na Chã dos Navegantes, onde deixámos um assunto pendente, mas já lá vamos. O mergulho desenrolou-se a vaguear entre pedras e formações rochosas, sem rumo definido, o que dá a sensação de fazermos parte daquele mundo onde contemplar é a palavra de ordem, e onde Sargos, Safias e judias combinam com Polvos, Chocos, Salmonetes e… redes fantasma?! Definitivamente que não. Depois de libertarmos um ou outro peixe ainda com vida, marcámos a sua localização, para o mais breve possível marcarmos data para lá a ir recolher. A profundidade máxima atingida neste mergulho foi de 19 mts, tendo terminado na parte mais junto a terra, onde durante a subida e paragem de segurança, após 51’ nos deliciámos com a Sargalhada a mariscar!

Obrigado a todos pela companhia e presença!

Alex

Sem comentários: