sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Venham mais destes!

Ontem revivemos um "best of", o nosso mergulho-da-casa continua imbatível, e a surpreender-nos mergulho após mergulho, e ontem não foi excepção.

20 horas e tínhamos quase toda a gente na nossa loja da cotovia, e com o frio que já se começa a fazer sentir, sabe bem montarmos o equipamento dentro da loja e só depois irmos para baixo. Á chegada basta colocar o cinto, colete, barbatanas debaixo do braço e após o habitual briefing e ultima checagem de equipamento damos meia dúzia de passos, e agua, é confortável, muito confortável, na realidade entre carro e local de equipagem, e deste para a agua não são quarenta metros no total, o que é mais um ponto a favor deste mergulho.

Chegados á agua o mar parecia uma piscina, calçámos as barbatanas e ainda com a agua pela barriga coloco a máscara na cara, olho para o fundo para ver como estava a visibilidade e deparo-me com uma tremelga a pouco mais de meio-metro da ponta das minhas barbatanas, tinha começado o "festival", descemos...ou por outra deitámo-nos no fundo de areia a contemplar aquele que viria a ser o primeiro exemplar de um longo desfile de espécies, e quase todas elas dignas de registo, senão vejamos , tremelgas foram três, sendo uma delas de grande porte, vimos ainda estrelas do mar minúsculas mas em grande actividade, grupos de lulas, sempre entre os seis e os oito exemplares com cerca de oito centímetros de comprimento, e que se divertiam entre o aproximar e afastar dos focos das nossas lanternas como que de um bailado se tratasse. Os Chocos foram também protagonistas de algumas "danças" frente aos potentes focos que transportávamos, mais um Charroco, dois ou três Bodiões meio adormecidos, um ruivo semi enterrado na areia, e uns magníficos linguados de um porte respeitável, esses foram quanto a mim os Reis da noite, realmente é muito agradável ver exemplares de "Solea Solea" o Linguado legitimo com quase 70 centímetros de comprimento e peso a ultrapassar os dois quilos, exemplares há muito arredados daqueles areais sobretudo devido ao enormíssimo esforço de pesca , quer profissional quer de caça submarina, mais um sinal inequívoco de que a constituição da reserva( Parque Marinho Prof. Luís Saldanha ) está a dar frutos ...neste caso, peixes!! =)



Para terminar e porque mais uma vez me alonguei na escrita, deixo-vos com os dados habituais: Profundidade máxima atingida 9 metros, tempo de mergulho 60 minutos, visibilidade superior a 15 metros, temperatura 18 graus.

Mantenham-se atentos que para a semana e devido ás boas previsões, deveremos fazer não um mas dois mergulhos nocturnos na praia.

Foto: João Martins

Sem comentários: