segunda-feira, 24 de novembro de 2008

No passado fim de semana...


Sábado, dia 22, 9 horas da manhã, doca de Sesimbra, lá nos reunimos e rumámos á baleeira, o destino seria o spot "cogumelos da baralha". Razão, a pedido de alguns amigos íamos tentar mostrar-lhes um peixe que há muito ansiavam ver, o peixe-lua (mola-mola), pois apesar de há muito mergulharem em Sesimbra ainda não tinham tido a sorte de avistar um destes incríveis e fantásticos peixes, e parecia que destino queria que assim continuasse a ser, pois ao chegarmos ao spot em questão, e apesar de uma outra embarcação de mergulho estar relativamente próxima, a agua apresentava uma cor muito pouco convidativa e a visibilidade pouco ultrapassaria os 3 metros, o que nos fez voltar para trás e rumar ao primeiro destino que tínhamos previsto, as "três milhas".

Assim foi, e também depressa podemos constactar que a visibilidade aqui era muitas vezes superior á da Baleeira.Óptimo,fizemos o briefing e agua, tínhamos dois grupos distintos, um em formação sob a responsabilidade do nosso Paulo Viegas, e o segundo acompanhou-me, apesar de aqui as probabilidades de conseguirmos o nosso objectivo serem remotas, pois só me recordo de uma vez lá ter avistado um único exemplar, lá fomos, pois nem só de Peixes-lua vive o mar de Sesimbra, e aqueles 10 a 15 metros de visibilidade estavam convidativos.

Cardumes de sargos, safias quase imóveis pairavam a meia agua e lá fomos nós rumo a umas pedras por fora porque apesar de terem muito menos peixe, as probabilidades de avistarmos o "nosso"peixe eram muito mais elevadas, e assim foi, ainda não lá tínhamos chegado e já tínhamos sido recebidos por um peixe-galo (zeus faber) que não permaneceu muito tempo e calmamente lá foi á sua vida, escassos minutos passados e eis que a sorte nos brindava com o tão ansiado peixe, um mola-mola.


Aproximou-se das nossas cabeças, imóveis, como manda o "protocolo" para saciar a curiosidade, depois rapidamente se dirige á superfície para regressar breves instantes depois para gáudio dos meus acompanhantes (e meu próprio). Pouco tempo para tanta expectativa, mas não importa, pois as oportunidades de novos mergulhos e novas surpresas estão presentes em cada saída, e é uma das razões que nos faz mergulhar sempre que a possibilidade existe.

Bodiões, Judias (muitas), mais Sargos, e ainda um cardume compacto de Carapaus próximo da superfície foi o "filme" por nós vivido no passado sábado de sol quente e agua fria (16 graus).



Domingo, novamente dois grupos distintos, eu fiquei pela praia da baleeira e terminar a formação a um grupo de rescue divers, que concluíram com sucesso os cenários propostos, e um outro grupo com o Paulo e o Alex que rumaram á popa do Gurara, para mais um mergulho muito bom e cheio de vida, como tem sido habitual nos nossos últimos mergulhos.

Obrigado a todos, até ao próximo mergulho, e não se esqueçam de passar pelas nossas lojas a dar um hello.

Foto Peixe-Lua : João Matos
Restantes fotos: São Pontes

2 comentários:

Red Spotted disse...

Avisem-me, por favor, quando voltarem a fazer um mergulho "mola-mola". :(

Anónimo disse...

Apesar de ter alguns mergulhos em Sesimbra :-) nunca tinha visto um peixe-lua e achava que era narcose dos que o avistavam por lá. Mas, assim que o Tozé me perguntou o que queria ver, em tom de provocação respondi-lhe: "quero ver um peixe-lua".
Tozé: "Está bem, vou-te mostrar um peixe-lua".

O que inicialmente parecia ser apenas uma troca de provocações e sorrisos rasgados, transformou-se num breve mas intenso contacto com um desses seres e, para mais num local que não se apresentava à partida "o melhor"...

Deste sábado fica um excelenete mergulho, num excelente dia de sol e céu azul no meu (e da minha buddy) regresso progressivo ao mar...

Obrigado Tozé... da próxima, quero mesmo é a foto!!!!