domingo, 29 de março de 2009

Ontem nas 3 milhas.

Num fim de semana frio devido ao vento forte de norte, surpreendentemente tivemos muitíssimas solicitações para mergulhar, e pouco passava das nove horas da manhã e já tínhamos dois barcos completamente apinhados de mergulhadores a quem não foi indiferente o facto de as águas estarem com uma boa visibilidade nesta ultima semana.

Rumamos a um local que visitamos amiúde, as "3 milhas", não só por ser um local onde só nós costumamos mergulhar, mas também por ser um local muito interessante em termos de ambiente e principalmente de vida marinha, em especial cardumes.

Com uma maré anormalmente baixa, dificilmente iríamos ter a quantidade de vida esperada, pois durante a baixa-mar o peixe afasta-se da costa, mas decidimos não ir a outro local porque ali a limpidez da agua era de facto a melhor, quando comparada com todos os outros locais por onde passámos.

Barbatanas calçadas e máscara na cara, descemos até aos 9 metros e fizemos rumo sul até ao final das "restingas" de pedra aos 12 metros, aí passámos para as ilhas de pedra a este, local mais afastado e onde poderíamos encontrar a maior parte da vida, e assim foi, começámos por avistar uma margota aqui outra ali, e quando já estávamos suficientemente afastados da costa começaram a aparecer os cardumes de sargos,safias,judias, saliento um pargo «sémia» misturado no primeiro cardume de sargos, e ainda um enorme rascasso imóvel no fundo, mas era hora de voltar pois já havia manómetros a marcar próximo dos 100 bar de pressão, e isso significa regresso, pois é uma das condições obrigatórias de quem connosco mergulha, é o atingir a superfície com nunca menos de 50 bar de pressão na garrafa.

A visibilidade estava óptima junto a terra, ultrapassando claramente os 15 metros, e diminuíndo consideravelmente nas zonas mais afastadas desta, onde raramente passou dos 7/8 metros, a temperatura mais "agradável" parece ter vindo para ficar e nem mesmo o forte vento frio de norte a fez baixar dos 15/16 graus, bem bom. =)

70 minutos de puro relaxamento e bem estar, para o próximo fim de semana há mais!

Obrigado a todos por preferirem mergulhar connosco.

Foto: Carlos Monteiro

Sem comentários: