quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bom ar.


Bom ar, bom ambiente, bons mergulhos, assim é Bonaire (bon aire).

Não vou aqui fazer um relato exaustivo sobre aquilo que foi a ultima DEEPDIVETRIP á ilha de Bonaire, até porque o nosso colega Carlos Monteiro já muito escreveu sobre isso no Easy.vou apenas deixar as impressões com que fiquei daquela que foi uma das mais fantásticas divetrips que já organizámos até hoje.

O que teve então de especial esta viagem relativamente a outras? Principalmente o conceito,pois a camaradagem, a organização, o bem estar e boa disposição são habituais nas nossas divetrips, e tudo, tudo "regado" com muitos e bons mergulhos.

O conceito, porque foi completamente diferente de todas as DEEPDIVETRIPS, aqui, nós tínhamos uma pick up TOYOTA Hilux quase a estrear para cada dois ou três de nós, e como praticamente todos os spots de mergulho da ilha têm acesso de terra, lá íamos nós em busca daquele que pretendíamos, á hora que queríamos...liberdade TOTAL!!!

A camaradagem, porque houve um espírito e uma cumplicidade única que apesar da liberdade total, todos optaram por mergulhar juntos, fazer refeições juntos e até para uns copinhos no final lá estávamos todos, obviamente que aqui e ali houve umas pequenas excepções, pois nem todos estavam com vontade de fazer mais um mergulhinho ás tantas da noite após já terem feito quatro durante o dia, ou nos dias em que alguns de nós fizemos uns mergulhos fundos de manhã bem cedo, mas que após os quais lá estávamos todos outra vez,e que mesmo nesses, fizemos todos juntos, embora só alguns descessem mais fundo, foi absolutamente fantástico, pois não houve 'grupinhos' nem tendência para isso, e até ás 6:30 da manhã (hora absolutamente pornográfica) lá estávamos todos no pequeno almoço, as coisas correram muitíssimo bem, e isso deveu-se única e exclusivamente a cada elemento do grupo, todos foram excelentes, obrigado.

A organização nossa como grupo foi naturalmente boa, pois todos estávamos em sintonia e do BUDDY Dive Resort, bem, é de facto um super centro de mergulho, com uma logística ultra simplificada, e muitíssimo bem preparados para "despachar" umas centenas de mergulhadores diariamente, com vários barcos sempre a entrar e a sair de um dos seus dois pontões privados, mais duas escadas de acesso ao "house reef", e três estações de enchimento sempre a "bombar" ar, nitrox e até trimix para quem assim o desejasse e a certificação permitisse. Duas destas estações eram drive-in, incrível, era só parar a pick-up, tirar as garrafas vazias, colocar cheias após analise do gás, e aí vamos nós, mergulhar, mergulhar, mergulhar!

Os mergulhos, rapidamente percebemos por que esta ilha recebe tantas menções relativamente ao mergulho, começa logo pelo azul...que azul, que visibilidade fantástica,que temperatura de ar e agua, e que ambientes tão agradáveis, todos aqueles corais, esponjas e vida marinha, é de facto um local a visitar e revisitar, com um acesso fácil á quase totalidade dos spots, com "plateau's" de areia branca e fina entre cortados por paredes massivas de coral e esponjas, Bonaire faz jus ao nome de "Divers Paradise".

Visitámos todos aqueles locais míticos, como o "1000 steps"; o massivo wreck "Wilma hooker"; "Karpata"; "Alice in wonderland"; "Salt Pier"; "Boca Bartol"; o nosso fantástico house-reef "Buddys reef"; "Something special"; "Angel City" e até uns menos conhecidos mas que nos deixaram muitas saudades, e que foram também uma agradável surpresa como o caso do "Jeannies Glory" ou o "Of Blue".

Bem, e agora por ter dito que não me ia "esticar", só falta perguntar...e então não houve nada que corresse menos bem?!?...não houve assaltos??...nem spots "crowdy"???...nem chusmas de pessoal desagradável??? Não. Mas, houve um problema GRANDE...foi muitíssimo pouco tempo, Bonaire requer no mínimo duas ou três semanas, nunca menos que isso...e nós infelizmente não tivemos esse tempo para usufruir, mas eu vou voltar e não vou sozinho!!! =)

Bonaire foi muito INTENSO, obrigado a todos os que se juntaram a nós.

Tz

Fotos: Carlos Monteiro

4 comentários:

Zana disse...

Olha Tz concordo com tudo o que descreves! Porque será?

Foi mesmo muito bom, mas isto de combinarmos ir num dia e voltar pouco depois, tem que acabar!

O conceito "sirva-se você mesmo" e siga para mais um mergulho, é sem dúvida espectacular!

Claro que não vais sozinho... afinal precisarás sempre de alguém que te ajude a trazer as bis, tris e o que fôr, pela escadaria acima ;)

Obrigada!

Carlos Monteiro disse...

A técnica de entrada e saída com caixa estanque dava um post por si só, a ser escrito por mim e pelo Alex... :)

Obrigado a todos, foi muito bom!

Pedro Jesus disse...

Meu caro TZ,
Eu não teria descrito a viagem de melhor forma.
Muito bom pá!!

Abraço,
PJ

Rita disse...

Que saudades...