segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dois optimos mergulhos!


Ontem e com uma temperatura da agua entre os 18 e os 19º graus, fizemos dois óptimos mergulhos.

Primeiro mergulho, Regato dos muros da baleeira, até á Pedra das Ancoras. Com inicio nos 14 metros de profundidade, fomos progredindo até alcançarmos os 17 metros onde foi feita a maior parte do tempo de fundo.

Este mergulho lendário, (digo isto por ter sido quase assim que descobri este spot no inicio dos anos 90, mas na altura foi mesmo com a ajuda de uma scooter), é um mergulho fantástico em descobertas e surpresas, e assim foi ontem pois entre as muitas pequenas espécies de todos géneros, realço uma enorme moreia, as duas raias avistadas pelo grupo do António , que fez rumo terra, ao contrário de nós, e que eu referi no briefing, pois são presença frequente naquelas paragens.


Avistámos ainda enumeros nudibranquios de todos os tipos, e uma grande santola, e a grande quantidade de cardumes á nossa volta tornou os 65 minutos de mergulho num enooorme prazer!


O segundo mergulho, foi um regresso ao Jardim das Gorgónias, onde atingimos uma profundidade de 22 metros e que apesar de termos uma visibilidade bastante inferior (1º mergulho 6/8 metros e 16/20 metros no 2º), a quantidade de espécies foi tal, que tornou os 75 minutos de mergulho num verdadeiro festival de vida, de onde saliento as douradas, que há muito andavam arredadas destas paragens, vimos 4 ou 5 exemplares de mais de 1,5 quilos e ainda os grandes Robalos que patrulhavam as pedras mais fundas em busca de alimento.
Não esquecemos os cardumes de Sargos, Salemas e Judias que não nos largaram durante todo o percurso e para finalizar os fantásticos e exuberantes nudibranquios "Flambelinas" avistados na parede aquando da paragem de segurança no fim deste fantástico mergulho...para a semana queremos mais destes!!!!!!

Fotos: Carlos Monteiro
Guias: São, Tz, Alex, António Santos

Sem comentários: