segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sábado double fun

Passado Sábado rumámos para um primeiro mergulho na Popa do River Gurara, Spot que visitamos pelo naufrágio em si, pela sua imponência, pela carga histórica, pelo que nos faz pensar quão imponente e grande pode ser o mar para que tal gigante vá parar ao fundo arrastando consigo perdas materiais, e o mais precioso, vidas humanas.

De alguma forma penso por vezes durante a descida para um fundo a cerca de 24 mts no que vou encontrar... Um destroço que lentamente e cada vez mais, além de um pouco corroído, é acompanhado com um crescente de vida residente, como vários cardumes de Fanecas, "aquelas" Saimas, Safios a espreitar quem lá vem, Sargos que além de crescerem em tamanho, crescem também em numero de indivíduos em cada cardume. No entanto, longe estávamos nós de imaginar chegar "lá abaixo" e sermos brindados com várias Lulas, com destaque para as XL. Não me lembro de alguma vez ter visto exemplares daquele tamanho! Temperatura da água a 17º, com um tempo de imersão de 41'.
Foi bom, muito bom, era só preciso olhar para as nossas caras ao sair da água, especialmente as das Sras., que além de bonitas e simpáticas como sempre, bem sorridentes:)

Intervalo de superfície, sol, boa disposição, farinha torrada...

... E eles na Baleeira!
Descrever este mergulho é-me um pouco pouco difícil; tipo o melhor é ver a repetição em canal da especialidade!!! E acreditem que não era preciso grande trabalho de edição, tantos e tantos pontos de interesse ao longo dos 70' que combinámos nadar por ali!

Logo no início tivemos a felicidade de ver Pepinos-do-Mar em reprodução, a turma habitual que anda pela areia (Salmonetes, Ruivos, Chocos...) junto da zona onde começa a pedra, nesta altura do ano praticamente toda tapada pela grande quantidade de algas, com todos os benefícios inerentes, claro!

Fomos com toda a calma até à impressionante prof. de... à praia, onde a temperatura da água chegava aos 20,8º! Vimos pelo caminho Polvos, Nudibranqueos, cardumes massivos de Salemas, Taínhas, Sargos, um ou outro Sargo-veado, cardumes de pequenos Carapaus, agitados com a presença de Robalos com fome! Bonito, ao nível do melhor, que nos faz sentir bem, em casa!

Termino com um especial agradecimento a quem nos acompanhou neste Sábado, e parabenizo quem terminou o seu curso Advanced Open Water PADI.

Fiquem bem, até breve
Alex

6 comentários:

Red Spotted disse...

Sábado com bom tempo, bons mergulhos e excelente companhia!!! Desta vez até consegui ver uma enorme moreia no River Gurara! Amazing! :)

Anónimo disse...

Olá
Alex, obrigada pela paciência (e não tem sido pouca) em ensinar-me a mergulhar!
Ah, mas ainda falta o Nitrox, achavas que te vias livre de mim assim!!!!! ihihihihh
Adorei o 2º mergulho! Mais de 70' eheheheheheheeh.
Beijos e até breve.
Sónia Dias

Rita disse...

Questão que surgiu no continuar deste magnífico sábado: Uma vez que estava com um fato húmido, será que fiquei grávida e daqui a nove meses vou dar luz a um pepino(a)-do-mar?

Anónimo disse...

Bom dia Rita
Parece-me uma boa questão para colocares àquelas revistas cor de rosa, tipo Maria!
Eles sabem a resposta de certeza...
Beijos
Sónia Dias

Zana disse...

Sábado magnífico!
As lulas foram sem dúvida o ponto alto do mergulho no River.Mas a moreia também marcou pontos!

Na Baleeira foi a locura...ainda bem que mergulho de fato seco ;)

Nando disse...

Boas,Alex parabéns pelos disseres está com muito sentimento,confirmo tudo o que foi dito aqui,deixa só acrescentar mais 2 espécies que não citas-te,um valente pargo e uma valente raia .

Inté...Nando