segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um sábado bem agradavel.

No passado sábado fizemos uma saída dupla (2 mergulhos, 2 spots, numa só saída) como já tínhamos feito anteriormente, e como passámos a instituir devido ao êxito deste tipo de saída, que realmente é muito mais proveitoso para quem gosta efectivamente de mergulhar, mas voltemos aos nossos mergulhos.

Primeiro mergulho, "Paredes do cabo-Bifa", escolhi este local pelo simples facto de ser o spot que aquela hora e com a maré tão vazia, ser a área que tinha a agua mais limpa e onde haveria a probabilidade de vermos maior quantidade de espécies.

Com a agua a 16º ( fresca =P) vagueamos pelo fundo passando pela massiva corrente do malogrado "River Gurara" que já se encontra quase toda incrustada e coberta de vida marinha que rapidamente colonizou toda aquela nova área criando um novo habitat.

Vimos Sargos de bom porte e Safias também, vimos um ou outro Polvo, Judias, uns nudibranqueos etc etc, sentimos também a força do mar aquando da mudança da maré, que momentaneamente e por duas ou três vezes nos fez parecer que estávamos dentro de uma máquina de lavar roupa gigante, eh eh eh, mas apesar disso fizemos um agradável mergulho de quase uma hora de duração e uma visibilidade média de 8 metros.

Segundo mergulho, "Três Milhas", com uma visibilidade semelhante e numa e outra zona superior em 2 ou 3 metros, aquilo que se fez notar logo foi o um (1) grau de temperatura a mais do spot anterior, o que tornou logo este mergulho muito mais agradável. =)

Este fantástico spot sobre o qual já falámos variadas vezes anteriormente, é sempre um bom mergulho e por vezes aparecem também umas surpresas bem agradáveis devido ao facto de ter duas "estações de limpeza" o que faz com que os peixes de maior porte, se aproximem para se vir livrar dos parasitas que os afligem, operação que os pequeninos "limpadores" fazem com muita habilidade.

A destacar, para além da óptima companhia, uma raia marmoreada de grande dimensão (para a espécie) que eu tive o cuidado de muito suavemente e sem lhe tocar, afastar toda a areia que a cobria para que a pudessem apreciar em toda a sua plenitude e mesmo tirar algumas fotos (que penso não existiram, pois a bateria da câmara do Edgar tinha acabado).

Gostava de destacar ainda os enormes e magníficos cardumes de carapaus, sempre presentes neste local, e que realizaram verdadeiros bailados por cima das nossas cabeças, durante grande parte dos 75' que durou este óptimo mergulho.

Obrigado pela vossa atenção, para o próximo fim de semana há mais!

Fotos: Edgar Brandão

Sem comentários: