segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Um fim de semana a mergulhar!


O DEEPDIVEcenter esteve bastante activo neste fim de semana. Começando no Sábado, a equipa DEEPDIVE decidiu levar os seus mergulhadores para o já tradicional mergulho duplo, desta vez no Jardim das Gorgónias e Baía da Armação. E foram dois bons mergulhos, com um dia lindissimo de sol e um mar agradável, uma visibilidade de mais de 10 metros e uma riqueza de fauna que torna o mergulho naquela zona sempre muito agradável. Havia cardumes massivos de sargos os quais tinham bastantes exemplares de consideráveis dimensões, assistia-se em muitos locais a bodiões num sempre curioso ritual de acasalamento, viram-se ainda moreis, navalheiras, polvos e um safio de grandes dimensões. Esta é também uma zona bastante rica em pequenas espécies, boa para os mergulhadores que se dedicam à observação deste género de vida, ou a fotógrafos com uma paixão pela fotografia macro, como a nossa amiga Élia que de certeza tirou muitas fotos, com aquela perspectiva e visão peculiar que lhe é característica. Esperemos pela publicação das fotos no seu blogue. No primeiro mergulho a profundidade máxima atingida foi de cerca de 18 metros e no segundo um pouco menos, cerca de 12 metros. A temperatura situou-se nos 15 graus.


No Domingo de manhã nova saída, desta vez até ao River Gurara - Popa. O vento virou antes do tempo, dado que só se previa que mudasse para sudeste ao fim da tarde. Assim não aconteceu, e mais cedo do que se esperava o mar ficou agitado, razão de escolha deste spot, por se sentir menos a fola, o que em nada afectou que o mergulho fosse o deslumbre habitual que o River proporciona! As saimas estão maiores cada vez que lá se vai, os cardumes de judias enxameiam os mergulhadores, os pampos passam perto, há grandes chocos, e há todas aquelas espécies já residentes no River que fazem a delícia dos mergulhadores. Profundidade máxima deste spot é de 25 metros, hoje a visibilidade situava-se nuns agradáveis 15 metros. A temperatura da água manteve-se em relação ao dia anterior, situando-se nuns fresquinhos 15°. Terminado o mergulho, nova viagem de volta ao DEEPDIVEcenter em condições de mar bastante atribuladas, com alguns mergulhadores a arranjarem espaço no estômago para a já tradicional farinha torrada. Fazem bem porque a farinha é boa!

A DEEPDIVE gostou de passar o fim de semana na vossa companhia!

A todos, muito Obrigado!

Carlos Monteiro

1 comentário:

Élia disse...

Foram, sem dúvidas, dois excelentes mergulhos num daqueles dias tão frios em que se estava melhor dentro de água do que fora!

Tou desejando de voltar a mergulhar com vocês!

Beijos pra todos!