segunda-feira, 7 de junho de 2010

Que semana fabulosa!!!


Olá a todos, em especial a quem nos acompanhou em qualquer dos vários mergulhos que realizámos durante a semana passada e fim-de-semana que, a começar pelo nocturno de 4ª feira nos Muros da Baleeira foram do melhor tanto dentro como fora d'água, pois a vossa companhia é contagiante em boa disposição, simpatia e um desafio para nós procurarmos sempre os melhores spots quer em termos de vida e variedade de espécies como em boas condições de visibilidade.

Os Muros são um dos nossos locais favoritos para um nocturno, pois além da muita vida presente tais como Safios, fora da toca em busca de alimento, Bruxinhas, Sargos de cada vez maior porte a balançar alheios à nossa presença, Saimas (Sargo-veado), até exuberantes Estrelas-do-mar, que com as nossas lanternas mostram as suas cores que muitas vezes nos passam despercebidas durante o dia! Um mergulho que rondou os 60' de tempo de fundo com a agua a rondar os 18/19º, uma constante nos dias seguintes:)

Também constante foi a cor da agua, que além de azul, manteve uma visibilidade sempre acima dos 20 mts, o que provocou caras bem alegres na 5ª feira de manhã, num mergulho que começou por fora da Chã dos Navegantes e terminou junto do forte da Baralha! Descemos na cota dos 18 mts e terminámos 65' depois, depois de vermos Sargos, Cavalas, alguns Pargos e uma grande Dourada!

Mais caras alegres e sorridentes 6ª feira, pois sendo dia de trabalho para muitos pareceu-me no barco a caminho das Mesas do cabo um sentimento para muitos de... "hoje dei uma escapada"!
Após um fantástico mergulho de ambiente, bem caracteristico das Mesas (obrigado aos meus buddys que me levaram a passear, durante 70'), Profundidade máxima de todo o grupo foi de 19 mts onde vimos alguns bons Robalos, Sargos, Navalheiras, a meia agua imensos Caranguejo Pilado, dos quais vi uma foto tirada pelo Fernando realmente fabulosa!

Sábado, na nossa habitual saída dupla fomos até ao Jardim das Gorgónias onde fizemos uma 1ª imersão de 50 e muitos minutos, até aos 22 mts com imensas Safias, Polvos, Chocos, Abróteas uma Moreia, Robalos e uma paragem de segurança com tantas Salemas, Pampos e Taínhas que mesmo à superficie não tirávamos a cara da agua!
Tivemos uma vez mais pessoas a mergulhar no nosso país pela 1ª vez, que estavam em total delírio!!!
2º mergulho na Pedra do Leão, com a passagem com muita vida, uma vez mais!
Sargos, Safias, Badejos, mais por fora na areia Ruivos, Salmonetes e um final novamente em grande, especialmente devido às centenas de Salemas a "limpar" as pedras junto da superfície!

Domingo começámos às 9h00 no Arcanzil de fora, poitados um pouco abaixo dos 20 mts onde rumámos a norte num mergulho pautado por um cardume de Atuns, ainda que não muito grandes, mas que a caçar dão espectáculo à séria! Final de mergulho junto à parede, com Robalos, Sargos, Taínhas, enfim um excelente mergulho de 60', uma vez mais muito boa companhia:)
O mergulho das 12h00 foi na Baleeira, dividido em 2 barcos, um "só" com try dives, e outro com a malta a curtir à séria com Salemas, Sargos, Ruivos, Salmonetes, Linguados, Chocos, Polvos, Taínhas, bom, a Baleeira no seu melhor durante 70'!

O melhor vem no fim! Vamos repetir esta semana um nocturno na quarta feira e mergulhar de manhã na quinta, sexta, sabádo(duplo) e domingo, por isso estejam atentos, pois alguns mergulhos ficam lotados rapidamente.

Até já:)

Texto: Alex Fotos: Carlos Monteiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Nós é que agradecemos a paciência de seres buddy de "fotógrafos"

:-)

Sónia & Ricardo

São disse...

Foi uma semana TOP!! Com mergulhos muiiiito bons cheios de tudo aquilo que gostamos! Fui a todos e cada um foi um deleite.. desde a preparação até ao after diving tudo correu às mil maravilhas : o mar ,a temperatura, a quantidade e diversidade de espécies, a visibilidade, o catering a bordo e...claro a companhia de todos os que participaram... EXCELENTE!!!!
:D :D :D :D :D