segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Que dias incriveis...


...é verdade, esta ultima semana tem-nos proporcionado momentos absolutamente incríveis, na realidade depois do inverno rigoroso, estes ultimos meses temos feito mergulhos esplêndidos, mas não era sobre esses que aqui escrevo, é mesmo sobre aqueles dos últimos dias.

Na passada quarta feira, fomos até ao Mar de Ancão....fenomenal, dois Peixes Lua, aquela quantidade infindável de gorgónias de todas as espécies e cores, os cardumes de Atuns...sim, leram bem Atuns, e todos os outros peixes, em cardume ou simplesmente sós e a deambular por aqui ou por ali, foi um mergulho bom, a sério!!!

Quinta feira é dia de nocturno, fomos até á Ponta da Passagem, a visibilidade era estonteante, e estonteante tambem foi a beleza dos Spanish Dancers a "bailar" em frente ás nossas lanternas, muitíssimo bonito, espectáculo raríssimo e que tivemos a sorte de presenciar com vários exemplares na coluna de agua em plena exibição, foi o ponto alto da noite.

Sábado, dia de duplo, no primeiro mergulho Mar de Ancão de novo, e novamente bom, logo ao chegar ao fundo 5 peixes lua que rapidamente se puseram em fuga sem nos deixar tempo para disfrutar da sua presença, sem problema, pois rapidamente surgiram muitos outros motivos de curiosidade, e não foi só a tremenda beleza daquele fundo e das suas também imensas Gorgónias, mas foram de novo os cardumes de Atuns, os Carapaus, e para não terminarmos sem mais nada a assinalar, apenas eu (infelizmente) tive o imenso prazer de observar o nadar majestoso de uma Eagle Ray , espécimen tão raro nas nossas aguas Sesimbrenses..e de quase ter ficado rouco por tanto "berrar" debaixo de agua, para que os meus amigos também observassem tudo aquilo que eu ia vislumbrando por ir á frente. =)
Segundo mergulho, Pedra das Ancoras, peixe, peixe e mais peixe, os cardumes sucediam-se e em especial o de Safias, que parecia não ter fim, mas foi também os inúmeros Nudibranqueos, os Polvos, os Bodiões, as Tainhas......etc etc, que mergulho esplêndido! Destaco os Ceriantos, que são muitissimo belos e que nos obrigam sempre a uma visita.

Domingo, Mar de Ancão ( o meu grupo), Arcanzil o grupo do Carlos Monteiro (o Carlucci, claro), que encheu bem as medidas de tantas especies observar, nós em contra partida, devido á corrente sempre presente naquele local, fomos arrastados tal como o ferro para uma zona desprovida de vida marinha, no entanto e devido a termos percorrido uma grande extensão ainda podemos observar algumas espécies, onde tenho de destacar um belíssimo exemplar de Cerianto como talvez nunca tivesse visto igual...LINDO!!!

No mergulhos das 12:30, rumámos á Baleeira porque o nosso Skipper lá tinha estado a mergulhar de manhã e tinha avistado um imenso cardume de Corvinas, nós não tivemos essa sorte, no entanto observámos uma série de Pargos Sémola, entre eles um grande exemplar a alimentar-se no fundo a uma escassa distância de nós!!

Não me queria despedir sem vos avisar que esta semana vai estar IGUALMENTE EXCELENTE, por isso não faltem aos próximos mergulhos de quarta de manhã, quinta á noite e sábado e domingo!!!! =))))

Fotos: Carlos Monteiro.

2 comentários:

São disse...

aqui de longe e apesar de estar num mar fantástico e numa aventura sem igual... sinto muitas saudades.....
beijinhos para todos
:D :D :D

Cátia disse...

Sempre a provocar quem não pode estar na água....bem imagino os sorrisos!!! Queruuuuuuuu.....=D