A Baleeira é um local abrigado e onde se pode desfrutar de um magnífico mergulho prolongado e ver uma infinidade de fauna, como o Ruivo, Bodião, Caboz, Pampo, Safio, Sargos, Polvos, Salemas, Judias, Solhas, Charrocos, etc. A variedade é muita e num dia quase-normal quase que podemos vê-los todos no mesmo mergulho!
A entrada na água faz-se de forma muito fácil: ou de terra pela praia, ou pouco mais ao largo, de barco e usando (ou não) o cabo da bóia de amarração, ao fim do qual - 8 metros depois - estamos no fundo. As águas são sempre calmas e o fundo é riquíssimo, distinguindo-se claramente a zona de areia, mais funda (12 metros), circundada pela zona de pedra, da praia e falésia. Em dias de sol, os raios a entrarem por todo aquele spot são de uma beleza sem descrição. Quando vê-mos um cardume gigante de Pampos, ou o famoso cardume de Salemas residente a meio da baía, em contraluz, ficamos ali estáticos a observar todo aquele panorama numa profunda contemplação e descontracção.
Todas as pessoas que apreciam um mergulho calmo e prolongado gostam invariavelmente de mergulhar na Baleeira!
Para todos aqueles que vocês conheçam que pretendam fazer um baptismo de mergulho - e independentemente do briefing que cada instrutor DEEPDIVE irá fazer - expliquem-lhes com este post como é mergulhar na Baleeira! É fiiixe!
Fotografias: Carlos Tavares
2 comentários:
É verdade!
É um dos meus spots favoritos em Sesimbra!
Sónia Primo Dias
Muito boas recordações e grandes momentos na Praia da Baleeira.....B)
Enviar um comentário