domingo, 28 de setembro de 2008

Hoje tambem foi bom!

Spot:Norte do Cabo EspichelRegatão.

Não rara vezes os mergulhos a norte do Cabo Espichel reservam-nos surpresas muito agradáveis, e esta máxima cumpriu-se hoje. O Regatão é um spot onde encontramos o fundo a cerca de 14 metros e cuja geografia acompanha muito a da costa, com enormes lages deslocadas pelos movimentos tectónicos sobrepostas umas ás outras, em cima de um fundo de areia e com uma disposição bastante geométrica. No mergulho de hoje, por exemplo, acompanhando as lages de pedra na fronteira com a areia, fazia-se uma linha recta, no nosso caso, rumo a norte.

Ajudados por uma visibilidade de cerca de 15 metros no fundo, pudemos observar os habituais sargos, judias e bodiões sendo que todas estas espécies apresentavam exemplares de maior porte que podiam avistar-se facilmente. Até aqui nada de novo, excepto quando nos deparamos com algo raramente visto: Um búzio a alimentar-se de um ouriço-do-mar! Os búzios são moluscos pertencentes à classe dos gastrópodes que se alimentam habitualmente ou de outros moluscos, ou de estrelas-do-mar. As estrelas-do-mar fazem parte da classe dos equinodermos, à qual pertencem igualmente os pepinos-do-mar por exemplo, e também, nem mais nem menos, que o nosso ouriço-do-mar!



O mergulho prosseguiu até ao segundo momento marcante: Uma raia riscada que repousava calmamente no fundo de areia, junto à pedra. Algo tímida ainda se deixou observar e fotografar por breves momentos, antes de se ir embora a nadar naquele jeito gracioso e majestoso. De assinalar ainda os mínusculos nudibrânqueos, e alguns góbeos, que quando observados com atenção são interessantíssimos, na sua azáfama permanente por entre os buracos e frestas minúsculas das rochas.



Para os que mergulharam no grupo liderado pelo Alex, os dados para o logbook são (aproximados, claro): 50 minutos de fundo, profundidade máxima de 19 metros e temperatura da água de 18 graus. Entrada e saída da água entre as 11.00 am e as 12.00 am.

Mais uma vez a DEEPDIVE agradece a todos os que mergulham connosco pela excelente companhia e alegria contangiante, e pelo excelente comportamento durante o mergulho, relembrando sempre que o controlo de flutuabilidade é fundamental para que possamos observar a natureza sem qualquer interferência nela e sem prejudicarmos a vida – animal e vegetal - existente nos fundos marinhos. Todos os fizeram exemplarmente pelo que todos estão de parabéns!

Obrigado.

Texto e fotos: Carlos Monteiro.

Sem comentários: