terça-feira, 23 de setembro de 2008

Os Ultimos mergulhos foram assim.


O facto de ter estado ausente, a mergulhar por outras aguas, o pessoal por cá não parou, e segundo o nosso Alex foi assim:

Nocturno dia 18:

7 pares de barbatanas debaixo do braço de outros tantos mergulhadores, e lá vamos nós a mais um nocturno “quebra-rotina”, que torna a semana mais agradável enquanto esperamos os mergulhos no final de semana! Saída de praia como nas ultimas semanas e, meia dúzia de metros volvidos, começou a agitação, pois se na passada semana terminámos o mergulho “de volta” de uma Tremelga, foi como começou este, não com uma, mas duas! Servido o aperitivo, seguimos para a zona mais “quente, onde se faziam passear os pequenos Polvos de palmo-e-meio, chocos à mistura e restante vida nocturna já habitual, tudo isto passado a uma profundidade máxima de 8,5 mts!!! Destaque ainda para 2 Bodiões e um Charroco vistos numa zona mais… como direi… um pouco diferente! Vamos ver se damos com essa zona no próximo nocturno J

Resumindo, lá se passaram mais 61' de mergulho, muito bem passados, e em boa companhia!


Domingo dia 21:

Boa companhia, boa disposição, farinha torrada a bordo, e rumo ao norte do cabo Espichel, pois o mar a entrar de sudoeste fazia com que a fola sentida na vertente sul fosse muito intensa, além disso, quando o mar nos deixa mergulhar por ali, a expectativa cresce... ainda está no ouvido o “estalar” dum mero naquelas bandas pouco tempo atrás!

Início da descida com água limpa, caldo verde a meia água, que cortava uma parte da luz disponível, terminando num fundo com uma visibilidade entre os 8 a 10 metros, e uma corrente muito fraca, quase imperceptível, mas suficiente para ir limpando alguma suspensão por nós levantada, tendo nós o cuidado de ir corrente “acima”, para não levarmos com o efeito contrário, e toda a suspensão à nossa volta. Bom, lá fomos serpenteando entre canyons, sempre na expectativa de ver algum predador, mas quem apareceu mesmo foram alguns Sargos entocados, com cerca de kilo, uma ou outra Abrótea, Polvos, Rascaços, 2 vinagreiras e 47’ a curtir um belo de um mergulho a uma prof. max de 20 mts! Em breve há mais, e será aqui postado pelo nosso Tz, já de regresso da Madeira!

Beijos e abraços


Fotos: São pontes


Sem comentários: