segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sábado, bom e mau.

Há mergulhos que têm um «gosto» especial, não pelas excepcionais condições para a prática do mergulho, mas porque têm um significado diferente. Assim aconteceu no passado Sábado dia 27 de Dezembro, talvez o último mergulho deste ano acompanhado com gente desta enorme e calorosa «família DEEPDIVE» que somos nós: Staff, Clientes, Amigos, Alunos... todos!


As Três Milhas são – opinião pessoal – um dos spots pelo qual tenho mais carinho. Nos seus canyons perpendiculares à costa podemos encontrar a fauna mais surpreendente. Já no passado dia 24 de Novembro foi aqui relatado o avistamento de um Peixe Galo e de um Peixe Lua neste spot. Foi portanto este o local escolhido para um mergulho descontraído, com cerca de 60 minutos de imersão numa água a uns «fresquinhos» 13 graus, a uma profundidade média de 10/12 metros. Infelizmente as grandes visibilidades que estavam a fazer as nossas delícias, como aquela de cerca de 25 metros de dia 24 de Dezembro no River, foram-se embora. Agora estavam apenas uns «curtos» 10 metros de visibilidade com suspensão.

Nem assim se perdeu a oportunidade de se avistar um caranguejo-ermita, nudibrânqueos, santolas, polvos e as espécies de peixes mais comuns; sargos, bodiões (dois de porte superior ao normal) e algumas garoupas pequenas.


Agora a parte desagradável do mergulho: Neste local encontra-se o resto de uma rede (felizmente apenas o cabo), o que indicia que, à semelhança do que já foi dito anteriormente pelo Tozé no post de 22 de Dezembro, alguém está a desrespeitar seriamente os limites impostos à pesca em águas do Parque Natural Professor Luis Saldanha. Este rede é nova neste local e não se trata de qualquer resto da rede retirada também daqui por iniciatica da DEEPDIVE em Novembro de 2007. É mais recente.

A DEEPDIVE, demonstrando o seu empenhamento habitual pela conservação das espécies e dos fundos marinhos e como membro da fundação Project Aware, organizará obviamente uma iniciativa que consista na remoção destes atentados à vida natural do Parque, no que contamos com todo o apoio dos nossos amigos e clientes. Ou, como acima disse, de “todos”. Se “todos” nos mobilizarmos, o proveito será de “todos”.

A DEEPDIVE agradece também aos que estiveram presentes, pelo excelente ambiente a bordo da nossa embarcação e o exemplar comportamento como mergulhadores.

Carlos Monteiro

Fotos: Sousa Marques

Sem comentários: