Assim sendo, ás 9 horas no local habitual do porto de Sesimbra, não faltem.
Beijos e abraços,
A equipa DEEPDIVE.
A fotografia digital chegou à DEEPDIVE! A partir de agora, com a especialidade PADI Digital Underwater Photographer poderá aprender de forma eficaz, a tirar melhores fotografias debaixo de água!
A tecnologia digital simplificou a forma como se fotografa no mundo subaquático e a expansão da oferta de equipamentos permitiu que muitos possam hoje usufruir do prazer de rever cá fora os momentos que passam lá em baixo.
Mas... estão a tirar todo o proveito do seu equipamento? Sabem as técnicas PADI S.E.A. (Shoot, Examine and Adjust) que permitem, sem perca de tempo e sem recorrer ao sistema “aprender com os erros” – que tantas vezes não consegue identificar o problema eficazmente - tirar melhores fotografias? Conhecem toda a potencialidade do uso de filtros, de flash e outra iluminação artificial? Sabem exactamente a que correspondem alguns conceitos básicos como “abertura”, “velocidade”, “ISO” e “Equilibrio de Brancos”? Sabem “ver” o melhor ângulo de uma imagem e retirar dela a melhor composição artística? Sabem fazer o pós-processamento dos ficheiros digitais, conhecem o software mais indicado, e fazem um adequado arquivo e gestão das imagens no suporte digital onde estão guardadas?
Tudo isto e mais, muito mais, como por exemplo cuidar correctamente do equipamento fotográfico, técnicas para o seu manuseamento durante o mergulho e não menos importante, aprender a ser um fotógrafo subaquático amigo do ambiente, mantendo uma flutuabilidade neutra, tendo cuidado com a frágil vida aquática, resistir à tentação de mexer, alimentar ou interferir com os seres vivos, respeitando este mundo maravilhoso que nos proporciona imagens inesquecíveis.
A Especialidade PADI Digital Underwater Photographer contribuirá certamente para fazer de si um melhor fotógrafo. Mas também um melhor mergulhador, pois esta poderá ser uma das cinco certificações de especialidades que necessita para se tornar um PADI MASTER SCUBA DIVER, ou seja... ser um mergulhador de topo no mergulho recreativo amador!
O instrutor DEEPDIVE para esta especialidade é o Carlos Monteiro, e informações mais detalhadas sobre o curso, horários, programa, etc. poderão ser obtidos junto de qualquer uma das lojas DEEPDIVE de Sesimbra ou Lisboa.
Nota: Para ser um PADI Digital Underwater Photographer não precisa de ter equipamento próprio. Só precisa de ter vontade! Nós tratamos do resto.
A DEEPDIVE voltou ao mar, finalmente, este Domingo. O mergulho foi num local muito relaxante: a “Meia Velha”, do lado nascente de Sesimbra, com uma profundidade média de 10 metros e uma visibilidade na ordem dos 10 metros no máximo. Este spot tem como característica principal uma enorme lage de pedra chamada de “porta-aviões”, cujo desaçoreamento que se vem registando ao longo dos anos tem vindo a destapar de areia, e onde, ao longo da mesma se podem observar uma quantidade considerável de pequenos seres; desde os pequenos blénios de variadas cores, até aos nudibranqueos, passando por espécies de porte sensivelmente maior como sargos, judias e bodiões, não esquecendo uma ou outra navalheira que alguns mergulhadores viram e fotografaram, e por fim, terminando nas “estrelas” desde mergulho que foram os chocos avistados por todos. Desde os pequenos até aos grandes, chocos no Domingo, na Meia Velha, eram mais que muitos! Aos pares, na maioria dos avistamentos é indicação que estão em época de acasalamento.
No percurso que vai desde o local onde o barco ficou poitado (em cima do “porta-aviões”) até às formações rochosas mais adiante, a Leste, e que oferecem uma paisagem muito interessante por entre os seus pequenos canyons, todos os mergulhadores cumpriram à risca as indicações dadas no briefing e todos voltaram rigorosamente para o local de partida, o que prova que os mergulhadores DEEPDIVE estão com apuradíssimo sentido de orientação! É nestes momentos, entre muitos outros, que a DEEPDIVE sente orgulho na qualidade da formação que dá; ela vê-se na prática!
Obrigado a todos!
Carlos Monteiro