segunda-feira, 29 de junho de 2009

No próximo domingo, mergulho!


Com uma previsão de mar muito favorável, com vento de quadrante norte a trazer águas limpas á nossa Sesimbra, vamos mergulhar como sempre.

No local habitual da doca de Sesimbra, ás 9 horas da manhã, do próximo domingo dia 5, lá estaremos. Larguem os sofás e venham fazer um bom mergulho entre amigos. =)

Beijos, abraços e até lá.

Viagens unicas!

As DEEPDIVEtrips são únicas, cada viagem é uma viagem, onde mesmo se o destino for igual e o grupo também, certamente os mergulhos são diferentes, e tudo se passará de forma distinta.

Acabadinhos de chegar (ontem) da ilha das Flores, temos obviamente mil e uma aventuras para contar, mas isso ficará para cada um de nós contar, pois eu por aqui vou apenas fazer um pequeno "relato"daquela que foi mais uma super semana de bons mergulhos e excelente ambiente.

Com grupo pequeno ( 9 pessoas) em tamanho, mas enorme em boa disposição, passámos uma semana relaxante e "recheada" de actividades, onde os pontos altos não faltaram.

A casa. Indoor- Um casarão com duzentos anos (ou mais), restaurado (como deve ser), com 6 quartos no piso superior, e um open space no piso térreo com 3 áreas distintas, sala de estar, salão de refeições com mesa corrida de mais de 6 metros de comprimento, e cozinha equipada.
Outdoor- Uma mega área relvada, com mesa, espreguiçadeiras e até uma super pista de caricas construímos e que grandes momentos desportivos vivemos!! =)

A alimentação. Acabados de chegar e logo o meu amigo Mauro se encarregou de entregar a encomenda feita previamente, 15 quilos de Novilho acabado de sair do matadouro, mais 1 Peixe de 12 quilos pescado na noite anterior, ao que se juntou a entrega de um açafate de marisco com 6,5 quilos....bem, a juntar a tudo isto, tínhamos um "Chef" profissional, o Gonçalo Lourenço, proprietário de um restaurante conhecido, no Luso, podem então tentar adivinhar o que foram as nossas refeições durante a passada semana, numa casa com 2 grelhadores de carvão no exterior e mais 1 no interior, e com um stock ilimitado de "jolas" e vinho.... enfim, sem palavras.

As festas de São João. Já se está a tornar um habito marcarmos as nossas viagens ás Flores em épocas festivas, no ano passado foram as festas do Emigrante, este ano foram as Festas de São João e para daqui a 15 dias, de novo as festas do Emigrante!
Resultado, "Barraquinhas/Restaurante" num recinto junto á pista do aeroporto destinado ao efeito, um palco de dimensões generosas, e uns "artistas" em cima e fora do palco a "abrilhantar" toda aquela grande festa. Como sou amigo de alguns dos donos desses "restaurantes" e em especial, do meu grande amigo de longa data Jorge Lopes, estava lá como ao balcão da DEEPDIVE, e não faltou nada ao nosso grupo, e em especial, "jolas" com fartura, chouriço assado e costeletões de vitela, e vocês nem imaginam, mas este restaurante/bar era tão bom, mas tão bom, que até tinha um concerto dos Xutos e Pontapés ali pegado a fazer barulho para não nos deixar conversar em paz. =)

Last but not least, os mergulhos, a razão principal da nossa visita aquele paraíso perdido. Tivemos muita sorte em ter o mar completamente parado naquela que é a costa mais agreste de toda a ilha, a "Costa do lagedo", entre o Lagedo e Ponta Delgada, zona onde acabámos por realizar todos mergulhos (10) que nos proposemos fazer.

Com profundidades médias entre os 15 e os 25 metros, salvo raras excepções, percorremos toda a área acima mencionada, zonas que anteriormente só muito raramente tinhamos tido condições para operar, dos locais visitados destaco, o ilheu Maria Vaz, o ilheu do Monchique (o ponto mais ocidental da Europa) a ponta da Fajã (onde repousam os restos do naufrágio "Papadiamandis" um cargueiro Liberiano com 210 metros de comprimento) e o mais importante, o naufrágio "Slavónia" sobre o qual já o João Ventura escreveu neste blog, razão pela qual não vou acrescentar mais nada a não ser o facto de lá termos feito 3 excelentes mergulhos, e lá termos retirádo duas escotilhas em bronze, que viemos oferecer ao bonito museu de Santa Cruz das Flores. A razão para a recolha destas importantes peças deste naufrágio, atitude contrária ao que nos é habitual, prende-se com dois factores especificos.
O primeiro pelo facto de fazer neste preciso momento 100 anos do naufrágio da importante embarcação e o museu das Flores poucas peças ter respeitantes a ele.
E a segunda e mais importante razão, foi pelo facto de termos tido conhecimento de que uns elementos pertencentes a uma conhecida escola de mergulho daqui do continente, terem recolhido peças semelhantes, cujo o paradeiro é completamente desconhecido, razão que nos levou á recolha, para que estas ultimas peças não conhecessem o destino das anteriores, e acabarem num local onde todos as possamos apreciar num contexto dedicádo aquele tão importante naufrágio.

Para terminar, resta-me referir que infelizmente a temperatura da agua ainda não ter subido e estar ainda nos 18º/19º, o que não nos afectou, pois estavamos quase todos de fato seco, esperamos que entretanto, suba 2º a 4º para a nossa próxima visita( daqui a 15 dias aprox), quanto á visibilidade, tambem não foi a habitual, e que apesar de muito boa, sempre entre os 15 e os 30 metros, estariamos á espera de mais, e certamente será melhor para o próximo mês.

Não vejo a hora de voltar!!!

Fotos (mais em breve) : Claudio Dias

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Domingo vamos ao mar!


Para não variar, domingo vamos ao mar!

No próximo domingo dia 28, vamos fazer duas saídas, ás 9 e ás 12,30, por isso quem se quiser juntar a nós basta marcar aqui nos comentários, e comparecer no local habitual da doca de Sesimbra, ás 9 ou ás 12 hrs.

Não faltem no nosso regresso!

Um século depois...Slavónia revisitado


Mais uma DEEPDIVEtrip à magnífica Ilha das Flores. Segunda-Feira, e já vamos a meio da campanha, com muito boa companhia, bons mergulhos e boa comida (temos um cozinheiro profissional no grupo).

Fazendo um rescaldo dos mergulhos realizados, destacamos os dois realizados na costa do Lajedo (Ilhéu da Costa Rasa) local do naufrágio do transatlântico Slavónia, assinalando desta forma a efeméride, precisamente 100 anos depois.
O Slavonia

Trata-se de um transatlântico pertencente à Cunard, construído em 1902, e que se destinava a transportar, à ida, emigrantes para os E.U.A. e, à volta, passageiros de Nova Iorque para Liverpool. Foi precisamente numa destas viagens - quinta-feira 3 de Junho de 1909 que o Slavonia rumou em direcção à Europa com destino a Trieste. Esta seria a sua última viagem, e nela tomavam parte 225 tripulantes e 372 passageiros de 1ª e 2ª classe.

Passando a 160 km a Norte da Ilha do Corvo, alguns passageiros fizeram chegar uma carta ao Comandante Arthur Duning, com um pedido para observar as ilhas do arquipélago dos Açores. Acedendo ao pedido o Comandante contornou a ilha das Flores a 6 milhas náuticas a Sul. No entanto, a 9 de Junho registou-se um forte nevoeiro associado a uma também forte corrente marítima que desviou o Slavonia do rumo, levando-o a entrar proa adentro pela costa do Lajedo. Deste violento embate resultou um S.O.S. desesperado, prontamente recebido e correspondido por outros transatlânticos que se encontravam mais próximos.

O embate violento e agitação do mar provocou o colapso do compartimento estanque da ré, levando a popa a mergulhar profundamente no mar.

Deste trágico acontecimento não resultaram vítimas, em grande medida pela acção dos transatlânticos Prinzess Iren e Batavia e pelo cabo vaivém passado entre o navio e a costa. A 16 de Junho de 1909 a seguradora Lloyd's declarou a perda total do navio.

Depois de ver os planos e imagens do Slavónia e dos excelentes mergulhos já realizados no local, ponderamos mais umas saídas pelos destroços que se estendem por uma vasta área, dos quais podemos destacar vários materiais nobres, componentes da estrutura e maquinaria do navio.

Assim justificámos estes mergulhos únicos e irrepetíveis.


Nesta breve síntese da nossa estadia, não posso deixar de referir a Aldeia da Cuada e a extraordinária casa rústica que alberga toda a comitiva.

João Ventura

Fotos: Cláudio Dias e web.


terça-feira, 16 de junho de 2009

O nosso barco nas Brothers.


Como é habitual nos nossos liveaboards, a escolha do barco faz parte dos factores principais a ter conta, assim como assim vamos passar uma semana inteira a viver lá dentro, e se ele não tiver excelentes condições teremos logo um motivo para não estarmos satisfeitos a 100%, e na realidade muitos de vocês não repetirão a mesma viagem/rota, e se calhar nem terão interesse em voltar ao mesmo local....a não ser que tudo corra muitíssimo bem, e quando digo tudo, refiro-me também á embarcação, e posso-vos garantir (muitos liveaboards depois) que um barco de "top" faz muita diferença.

O comprimento é importante, pois quanto maior o barco, menor o movimento causado pelo mar, e mais espaço teremos, mais decks para descansar ou apanhar sol, mais salas onde possamos comer ou ver filmes, e aqueles que nunca foram num liveaboard podem pensar que não existe privacidade, mas é completamente o oposto, pois na realidade num barco com esta dimensão, consegue-se perfeitamente estar isolado do mundo e do grupo (se essa for a intenção) pois existem sempre salas ou decks que nunca têm ninguém, e permitem a qualquer um, o tempo que pretender para ler um livro, ou simplesmente estar só.

Os acabamentos, como o tipo de revestimento dos decks, a dimensão das cabines e respectivos quartos de banho,o ano de fabrico (faz muita diferença devido á enorme evolução e aos constantes upgrades das embarcações), a quantidade de agua doce, o nitrox, a experiência da tripulação e dos guias, a autonomia, a qualidade e quantidade de alimentação, tudo isto faz uma enorme diferença quando se está muitos dias no meio do mar e de nenhures, por esta razão, nós temos sempre a preocupação de escolher o que de melhor existe, e essa é de facto também uma das razões para que as nossas viagens tenham felizmente sempre resultados tão positivos e sejam tão fantásticas.

Junto aqui algumas fotos que recebemos á pouco tempo do "Andromeda", o barco que certamente nos irá proporcionar uma estadia de luxo, naquele que é considerado por muitos como o melhor local do Mar Vermelho. Só agora recebemos estas fotos pois o barco é tão recente, que ainda nem foi á agua e nós vamos ser dos primeiros a utilizar esta magnifica embarcação.

Nota: A sala Arábica de "Shisha" a bordo, não é de todo comum neste tipo de embarcações, e estou em querer que grandes serões lá irão ter lugar!!! =D

Nota 2: Ainda estão a tempo de se juntar a nós para esta fantástica DEEPDIVETrip, mas não terão muito mais tempo para decidir, pois restam-nos apenas 4 lugares para atingir o máximo de mergulhadores que pretendemos (18) , também por uma razão de qualidade, apesar da embarcação poder transportar em óptimas condições até 26 mergulhadores (too crowdie).

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vem mergulhar !


Vale mesmo a pena tirar o curso de mergulho PADI Open Water Diver!
Porquê? Porque só mergulhando podemos apreciar um dia como o que ontem se viveu na Praia da Baleeira, com um dos já famosos e sempre fantásticos baptismos de mergulho da DEEPDIVE.

A visibilidade estava absolutamente espectacular (mais de 20 metros), a temperatura nuns confortáveis 18 graus, e a vida brotava por todo aquele local: Polvos, ruivos, cardumes de salemas (o já famoso cardume residente daquele spot), garoupinhas, sargos e muitas outras espécies habituais, estavam por ali à vista dos nossos estreantes e futuros mergulhadores, o Daniel e o José Marques, que acabados de fazer o baptismo nem pensaram duas vezes: Inscreveram-se para fazer o curso PADI Open Water Diver!

Trata-se de uma situação clássica, ou seja, há anos que estavam "a pensar fazer o curso" mas nunca tinham dado o passo seguinte: Entrar em contacto com um Dive Center para saber pormenores. Porque não imaginam que o mergulho seja tão fantástico e vão adiando, porque acham o curso de mergulho algo de transcendental, porque acham que não têm tempo para conjugar a vida diária com um curso de mergulho, etc.

As razões para adiar um curso de mergulho são muitas, e regra geral estão todas erradas! Mergulhar é fácil, é agradável, é acessível, é conjugável com uma carreira profissional e com a vida pessoal, é feito «à medida» da disponibilidade de cada um e o conselho da DEEPDIVE para aqueles que pensam tirar o curso de mergulho é este: Não hesitem! É certo que um dia mais tarde o farão e apenas vão lamentar não o ter feito mais cedo!

Para mais esclarecimentos contactar uma das nossas lojas em Lisboa ou na Cotovia. Os detalhes das moradas poderão ser consultados no site www.deepdive.pt, em alternativa, por email para geral@deepdive.pt, ou ainda colocando qualquer questão na caixa de resposta deste post, que nós contactá-lo-emos! E esperar foi coisa que a Joana não fez, e é uma das nossas mais jovens alunas certificadas.

E foi este fim de semana. A Joana é agora, pode dize-lo ao resto do mundo, uma "mergulhadora"! Os parabéns de todo o staff da DEEPDIVE para a Joana!

Carlos Monteiro

O Estágio.

É verdade, ontem no primeiro mergulho do dia parecia que estávamos já nos Açores, mas não (ainda faltam 4 dias..ufff) estávamos sim, na "Ponta da passagem" com uma visibilidade superior a 20 metros e um magnifico tom de agua azulão, com aqueles grandes "Canyons" a fazer lembrar alguns fundos Açorianos e com uma temperatura de agua não muito distante daquelas águas, pois aqui tivemos 18º graus...incrível, não foi?!?

O trajecto que realizámos foi o habitual, dirigimo-nos á primeira grande abertura da falésia, passamos por debaixo de um gigantesco bloco de pedra e saímos por uma "janela" do lado direito dessa caverna*, contornámos o bloco pelo lado nascente e rumámos á enorme arcada que dá nome ao spot, atravessámos a "passagem", mais uma vez a fazer lembrar os nossos Açores, e contornámos toda a Ponta de Pedra, mas bastante por fora, e regressámos ao ponto de partida, fazendo a paragem de segurança num "plateau" de pedra a 5 metros, enquanto contemplávamos o fundo do Canyon á nossa frente por onde tínhamos iniciado o nosso fantástico mergulho a 15 metros de profundidade.

Tempo total de mergulho 47 minutos, profundidade máxima 23 metros, espécies avistadas, Judias, Sargos, Safias, Bodiões e um Safio, recordo-vos que este não é um mergulho onde se aviste uma grande quantidade de peixe , mas sim um mergulho onde toda a beleza reside no ambiente que nos rodeia (dentro e fora de agua).

*Nota importante: A "Caverna" que referi não se trata de uma Caverna propriamente dita, mas apenas de um enorme bloco, que quer pela profundidade a que se encontra (9 mts), quer pela distancia percorrida sob ele (5 mts) quer ainda pelas várias saídas e pela imensa luz solar, não envolve qualquer género de risco mesmo para um principiante, e muito especialmente por sermos 3 Instrutores a acompanhar este fantástico grupo, obrigado.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um fim de semana cheio de estreias.


Conforme o Tz já aqui referiu, o passado fim de semana foi fantástico para mergulhar; Boa visibilidade, bom tempo, muita luz debaixo debaixo de água, um Sol agradável e muita vontade de ir para o mar!! De Coimbra, pela «mão» do Alex vieram a Inês, o André, o Fernando e a Oliana para terminarem o seu curso de mergulho PADI Open Water Diver no Sábado e no Domingo e neste momento são mergulhadores certificados. Para eles os parabéns de todo o staff da DEEPDIVE e cá os esperamos de futuro para os levar a mergulhar continuar a sua formação como mergulhadores! Por falar em formar mergulhadores, também neste fim de semana, na manhã fabulosa de Domingo, o Pedro e a Ana tiveram também o seu baptismo de mergulho na praia da Baleeira em excelentes condições para a prática do mergulho, e o resultado foi um agradável passeio no meio de imensa cor e muita vida, que os deixou com vontade de continuar a experiência e iniciarem o curso de mergulho!

Relembramos aqui a todos que o preço dos baptismos de mergulho é abatido ao preço do curso PADI Open Water Diver para todos aqueles que demonstrarem vontade de continuar esta maravilhosa experiência! Para mais informações sobre as restantes formalidades por favor consultem as nossas lojas de Lisboa ou da Cotovia (ver localização e contacto em www.deepdive.pt) ou deixem o vosso contacto na caixa de mensagens deste post.



Obrigado a todos! É fantástico trabalhar com clientes e amigos assim!

E por falar em pessoas fantásticas, a totalidade do staff da DEEPDIVE deixa aqui os renovados votos de felicidades pelo fantástico aniversário no passado Sábado de um amigo de longa data desta casa: O João Martins! João, estás cá dentro!



Até breve!

Carlos Monteiro

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Próximo domingo, + agua!


No próximo domingo 14 vamos mergulhar, ás 9 horas da manhã no local de sempre da doca de Sesimbra, lá vamos estar, não faltem.

=)

Saída na quarta dia 10.


Na próxima quarta-feira, dia 10, vamos mergulhar, as condições mantêm-se óptimas e vamos aproveitar o facto de ser feriado para irmos fazer aquilo que mais gostamos, mergulhar!!

Ás 9,30 da manhã no local habitual da doca de Sesimbra lá estaremos, podem marcar presença aqui nos comentários do blog e caso tenham alguma duvida podem ligar para a DEEPDIVE Cotovia ou directamente para o Alex.

Beijos e abraços, e até quarta.

DEEPDIVE Lojas em mini-férias.

As lojas DEEPDIVE Lisboa e Sesimbra, vão estar fechadas de dia 10 (quarta-feira) até dia 14 (domingo) de junho.

Este interregno no funcionamento das lojas não vai afectar o normal funcionamento das saídas ou cursos.

Obrigado.

O regresso da agua lusa.


No passado domingo, fomos até Baleeira, levámos dois barcos como tem sido hábito nos últimos meses, e fizemos um super mergulho, é verdade, apesar de conhecermos aquele local como as palmas das mãos, o facto de termos mais de 15 metros de visibilidade e nalguns locais ultrapassar mesmo os 20 metros, a tonalidade azul fazia toda a diferença.Mas nem só a excelente visibilidade fazia a delicia de todos os que nos acompanharam, também a temperatura entre 17 e os 18 graus ajudou a tornar ainda melhor o nosso mergulho.


As espécies avistadas foram as de sempre, cardumes de Salemas, Safias, Sargos e Taínhas, os sempre incríveis ruivos com aquelas barbatanas "emolduradas" de azul intenso, as Judias, os Bodiões, as Santolas, e os inúmeros Polvos contribuíram para tornar o mergulho de domingo num super-mergulho, foram 65 minutos de prazer imenso.

Queremos mais destes!!!!

Fotos de Hugo Vaz.

No passado nocturno...

Cavalos-marinhos aos pares!

Terá sido o ponto alto do passado night dive na Praia do Ouro, embora também com outras animações tais como um dos Safios do costume, que desta vez decidiu sair da toca completamente, cumprimentou-nos e voltou a recolher como que tipo “mas vocês agora é quase todos os dias?!”

O resto, os habituais Chocos, entre eles os bem pequenininhos com cerca de 1 cm de comprimento, Polvos, Salmonetes, Sargos, etc, e 3ªfeira à noite há mais!!!

Cerca de 60’ de mergulho, 9,5 m de Prof. Máxima e agua a 16º.

Até já,

Alex

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Em outubro, Brothers Islands, Mar Vermelho

Vamos voltar!!! Esta tão esperada DEEPDIVETRIP está finalmente definida, com datas e barco escolhido!

As Ilhas Brothers - El Akhawein- estão localizadas no Mar Vermelho no "centro" entre o Egipto e a Arábia Saudita, e são consideradas por muitos como o melhor local de mergulho do Mar Vermelho. A formula de Liveaboard é mesmo a única forma de visitar as Brothers, pois a distância a que ficam da costa, torna-as inacessíveis para as operações de saídas diárias.

Com muitas horas de navegação a cumprir para alcançar este local, somos recompensados com mergulhos em drop offs sem fim, paredes acentuadas e infinitas completamente cobertas de formações de coral lindíssimas.

Estas duas Ilhas "desertas" (Small e Big Brother) são duas pontas de recife de coral onde a possibilidade de encontrar grandes pelágicos é muito elevada, na nossa ultima visita lá avistámos: quase todas as especies de tubarões que frequentam aquelas águas, White tip reef shark, black tip reef shark, grey shark, Ocean white tip, Silky shark (na ultima vez tivemos dois exemplares debaixo do barco durante dois dias), Great Hammerhead, Hammerhead, etc etc, avistámos ainda Mantas, Atuns enormes, dezenas de tartarugas, Napoleões e toda uma infinidade de vida se concentra naquele lugar perdido do Mar Vermelho. Para além disto ainda existem dois importantes naufrágios na costa norte da Big Brother, o "Aida II" e o "Numidia".

Vamos então aos pormenores, de mais uma viagem organizada com o nosso parceiro "O Peixe Voador":

Embarcação: Andromeda um barco novo (irmão gémeo do Cassiopeia ) barco absolutamente fantástico ao nível dos que costumamos utilizar sempre. Esta embarcação apesar de ter capacidade para 26 pessoas, vamos no máximo 18, todos alojados em cabines duplas com ar condicionado e quarto de banho privativo.

O regime alimentar é como sempre, de pensão completa (não há Mc Donalds nas Ilhas..ehehehe) e apenas não estão incluídas as bebidas alcoólicas.

Plano de voos Egypt Air:

Dia 30 Setembro. Lisboa - Cairo 08H30 - 14H45 ; Cairo - Marsa Alam 17H45 - 19H10.

Dia 6 e 7 Outubro. Hurghada - Cairo 23H20 - 00H25 (+1) ; Cairo - Lisboa 02H15 - 07H00.

Os mergulhos serão realizados durante 5 dias como é habito nos liveaboards do Mar Vermelho, com 3 a 4 imersões por dia. Os primeiros mergulhos são habitualmente realizados numa zona próxima da costa e em locais adequados a aferir a experiência dos mergulhadores presentes a bordo.
Razões de segurança impedem a realização de mergulhos nocturnos nos Parques Naturais, mas estes poderão acontecer nos trajectos de ida e/ou volta.

Todos os mergulhos realizados durante o liveaboard estão incluídos, não havendo lugar a pagamento de quaisquer extras relativos a mergulhos adicionais. Todos eles incluem guia habilitado, garrafas de 12 litros com enchimento a ar ou NITROX para os mergulhadores possuidores da respectiva certificação, lastro e cinto também incluídos.

A decisão final sobre a realização de mergulhos num spot especifico, pertence aos guias de mergulho, face á experiência constatada dos mergulhadores a bordo, e (em ultima instância) ao comandante da embarcação, em função da garantia de condições de segurança.

Agora a melhor parte! O preço :

Voos + liveaboard completo c/nitrox e softdrinks incluídos (bebidas alcoólicas não incluídas) € 1410

Taxas de aeroporto e segurança € 90 (sujeito a eventual alteração pela companhia de aviação até ao momento da emissão das passagens aéreas).

Visto de entrada no Egipto €25.

Taxas Parques Marinhos € 60.

Total tudo incluído € 1585.

Este liveaboard proporcionará certamente mais uma semana inesquecível, de boa disposição, e principalmente de excelentes mergulhos, não podem perder!!!

=)

Fotos: Nossas da ultima visita ás Brothers.

Nota importante: Este post não exclui a necessidade de consulta das condições que se encontram disponiveis na DEEPDIVE Lisboa


Sábado tambem vamos mergulhar.


Devido ao pedido de várias pessoas, no próximo sábado dia 6 vamos fazer uma saída de mergulho dupla, ou seja, uma saída para dois mergulhos, sem vir a terra.

Hora de saída, 12 horas, ponto de encontro, doca de Sesimbra no local habitual.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Mergulho nocturno amanhã quarta-feira.


Com um mar excelente, vamos fazer um mergulho nocturno shore na praia do Ouro como tem sido habitual.

Ponto de encontro DEEPDIVE Cotovia, ás 20 horas, podem marcar aqui nos comentários a vossa intenção de ir passar uns excelentes momentos connosco.

Nota: Este mergulho é grátis, só tendo de pagar aluguer de equipamento, caso precisem.

Próximo domingo, mergulho na costa norte.


Devido a uma boa previsão, no próximo domingo dia 7, vamos mergulhar na costa a norte do cabo Espichel, zona onde não operamos já á alguns meses devido ao estado do mar não nos permitir.

Horário de saída um pouco mais tarde do que o habitual, 10 horas da manhã, no sitio de sempre da doca de Sesimbra.

Não faltem. =)