terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Reveillon Subaquático de Sesimbra.

Olá a todos,

Muito já se falou acerca do Reveillon Subaquático de Sesimbra e muitos de vós já me perguntaram, como iria ser este ano, visto sermos também organizadores deste grande evento, assim sendo e devido á previsão do estado mar não permitir o mergulho no local pretendido (o mesmo do ano anterior), e nem mesmo no local de recurso (plano B) e com o intuito de não defraudar as expectativas de todos aqueles que querem participar numa grande festa de fim de ano, vamos ter mergulho num terceiro local, esta área definida hoje, é um local de águas confinadas situada na marina de Sesimbra, e tem todas as características para se fazer um mergulho com muito boas condições, quer de visibilidade (quando comparada com a que está por fora do molhe), quer em termos de corrente ou ondulação, visto serem inexistentes neste local.

O acesso á área de mergulho, poderá ser realizado por barco ou por terra, visto ter uma rampa directa á área escolhida (frente ao Clube Naval de Sesimbra), local este que tinha o nome de "aquário" e era um conhecido spot de mergulho, antes da construção do molhe actual, outra mais valia referente a esta área prende-se com a possibilidade de todos os envolvidos a seco, poderem observar muitíssimo bem, e de uma forma priveligiada e próxima o que se desenrolará debaixo dagua.

A festa irá ser fantástica, pois a Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com o Turiforum e a ACOMTS, disponibilizarão uma grande tenda aquecida no espaço entre a Nautilus Sub e o Anthia Diving Center, para além de um "menu" muitíssimo convidativo, onde os mergulhadores e respectivas famílias e amigos poderão passar um reveillon que será único, é neste local que nos deveremos encontrar todos ás 21,30 horas,(máximo 21,45).

Tudo isto são razões mais que suficientes para não faltarem a mais um fantástico Revellion Subaquático de Sesimbra.

Beijos e abraços e até amanhã.

DIAS AZUIS, Maldivas, um mergulho no paraíso.


Olá,

Já está disponível o livro “Dias Azuis, Maldivas, um mergulho no paraíso” um edição da DEEPDIVE, com texto e fotos minhas, a pensar exclusivamente em todos quantos estiveram presentes no liveaboard das Maldivas, no passado mês de Novembro, bem como dos seus familiares que não tendo participado, pretendam tomar conhecimento do que é a realidade de uma viagem de mergulho a este paraíso na Terra.

Este livro insere-se na vertente de promoção das dive trips organizadas sempre com enorme sucesso pela parceria DEEPDIVE / Peixe Voador. É também fruto do serviço de fotoreportagem que temos vindo a proporcionar desde o inicio de 2008 aos nossos clientes, e que agora avança para terrenos das viagens de mergulho. Insere-se ainda pessoalmente, num projecto de longo prazo em que viso a procura de novos motivos, de novas técnicas, de novas abordagens e essencialmente de novos horizontes na fotografia subaquática, e não só.

O livro é disponibilizado por encomenda a todos os que nela participaram (em exclusivo) e desejarem ver documentada em imagens esta viagem de uma vida, e é acompanhado de um CD com as fotos originais, bem como de algumas outras.

A encadernação é de 20 x 25 cm, capa dura e folhas de papel semi-mate de 90 gr/m2, e o preço do livro acompanhado do respectivo CD é de € 90,00.

Dado tratar-se de uma edição «à medida» as impressões têm que ser encomendadas com alguma antecedência, pelo que todos aqueles que estiverem interessados poderão deixar na caixa de mensagens a vossa intenção de encomendar o livro, assim como proceder ao pagamento de um sinal de € 40,00 que poderão entregues de forma a combinar, bastando para tal que me contactem para o email cmfamonteiro@gmail.com, ou deixando nas mensagens indicação de como vos contactar. Adionalmente poderá ser contactada qualquer loja DEEPDIVE para este efeito.

Há memórias que valem a pena preservar, e de que maneira mais nobre para o fazer do que senão em Livro?...

Um abraço

Carlos Monteiro

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sábado, bom e mau.

Há mergulhos que têm um «gosto» especial, não pelas excepcionais condições para a prática do mergulho, mas porque têm um significado diferente. Assim aconteceu no passado Sábado dia 27 de Dezembro, talvez o último mergulho deste ano acompanhado com gente desta enorme e calorosa «família DEEPDIVE» que somos nós: Staff, Clientes, Amigos, Alunos... todos!


As Três Milhas são – opinião pessoal – um dos spots pelo qual tenho mais carinho. Nos seus canyons perpendiculares à costa podemos encontrar a fauna mais surpreendente. Já no passado dia 24 de Novembro foi aqui relatado o avistamento de um Peixe Galo e de um Peixe Lua neste spot. Foi portanto este o local escolhido para um mergulho descontraído, com cerca de 60 minutos de imersão numa água a uns «fresquinhos» 13 graus, a uma profundidade média de 10/12 metros. Infelizmente as grandes visibilidades que estavam a fazer as nossas delícias, como aquela de cerca de 25 metros de dia 24 de Dezembro no River, foram-se embora. Agora estavam apenas uns «curtos» 10 metros de visibilidade com suspensão.

Nem assim se perdeu a oportunidade de se avistar um caranguejo-ermita, nudibrânqueos, santolas, polvos e as espécies de peixes mais comuns; sargos, bodiões (dois de porte superior ao normal) e algumas garoupas pequenas.


Agora a parte desagradável do mergulho: Neste local encontra-se o resto de uma rede (felizmente apenas o cabo), o que indicia que, à semelhança do que já foi dito anteriormente pelo Tozé no post de 22 de Dezembro, alguém está a desrespeitar seriamente os limites impostos à pesca em águas do Parque Natural Professor Luis Saldanha. Este rede é nova neste local e não se trata de qualquer resto da rede retirada também daqui por iniciatica da DEEPDIVE em Novembro de 2007. É mais recente.

A DEEPDIVE, demonstrando o seu empenhamento habitual pela conservação das espécies e dos fundos marinhos e como membro da fundação Project Aware, organizará obviamente uma iniciativa que consista na remoção destes atentados à vida natural do Parque, no que contamos com todo o apoio dos nossos amigos e clientes. Ou, como acima disse, de “todos”. Se “todos” nos mobilizarmos, o proveito será de “todos”.

A DEEPDIVE agradece também aos que estiveram presentes, pelo excelente ambiente a bordo da nossa embarcação e o exemplar comportamento como mergulhadores.

Carlos Monteiro

Fotos: Sousa Marques

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Saída de mergulho Sabado 27.

Olá a todos, para continuar a aproveitar esta visibilidade muito boa e própria desta altura do ano, vamos mergulhar no próximo sábado dia 27, ás 9 horas da manhã.

Encontro na DEEPDIVE Cotovia ás 8,30 ou na doca de Sesimbra ás 9 horas da manhã.

Beijos e abraços e não faltem, pois vai ser bom!!!

O mergulho de Natal.

Ontem fomos fazer um mergulho tal como planeado, foi o mergulho de Natal, em que como nos anos anteriores tivemos uma visibilidade excelente, nalguns locais superior aos 25 metros, o spot escolhido foi a proa do River Gurara, aquele que será sem duvida alguma o naufrágio mais conhecido e mergulhado do país, e que nós costumamos visitar com alguma regularidade.

Com um mar só para nós, sem pescadores nem outros mergulhadores, tínhamos um ambiente perfeito para um mergulho dos bons, e assim foi, descemos aos 28 metros e percorremos os mastros caídos no fundo, passámos ao costado e percorremos toda a estrutura até atingir o rasgo da roda de proa altura em que devido ao consumo de gás (aquela profundidade quase 4 vezes superior á superfície) tivemos que rumar ao barco e demos por terminado o nosso mergulho, o que não impediu de passarmos cerca de 30 minutos a contemplar uma quantidade muito grande de peixe e marisco que por ali deambula, destaque para umas enormes Santolas, um Lavagante, um grande cardume de Saímas, tendo uma delas posado para nós a muito pouca distância. Vimos ainda cardumes de Sargos comuns, muitíssimas judias, e não poderia terminar sem referir os enormes Pargos avistados mal atingimos o naufrágio logo no inicio do mergulho. Assim foi o nosso mergulho de ontem, um bocado muito bem passado na companhia de amigos num dos melhores ambientes possíveis.

Beijos e abraços e até sábado.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Um bom Natal.

Um bom Natal e umas festas felizes é o desejo de toda a equipa DEEPDIVE, para todos vocês.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Saída quarta-feira dia 24.

Vamos aproveitar o facto de águas estarem muito limpas, e muitos de vocês estarem de férias, para fazer um mergulhinho que se espera que seja um MERGULHÃO, na próxima quarta-feira dia 24 véspera de Natal.

Ponto de encontro na doca de Sesimbra no local de sempre ás 9 horas da manhã.

Beijos e abraços e até depois de amanhã.

Ontem fomos.

É verdade, ontem conforme combinado e após um longuíssimo interregno quebrado na passada quinta-feira com 90 minutos de nocturno lá fomos á agua, o spot foi "cogumelos da Baleeira", o objectivo seria tentar voltar a observar os Peixe-Lua e divertirmo-nos, claro, primeiro objectivo não concretizado e duas coisas contribuíram definitivamente para esse facto, a primeira terá sido por a maré estar a vazar e já muito próximo do mínimo, no entanto arriscámos, e a segunda razão e que também contribuiu e muito para o facto de quase não haver vida nenhuma nas redondezas, e numa zona habitualmente com uma grande biodiversidade, foi a colocação de um enorme pano de rede ilegal, pois na área do Parque Marinho está interdita a utilização de redes de pesca.

Esta rede para além de ter ficado presa do fundo e daí ter impedido a sua retirada pelos "pescadores",coloquei entre aspas a palavra Pescadores, pelo simples facto que os indivíduos que ali colocaram esta rede não os considerar Pescadores, mas sim ladrões, que não respeitam aquilo que também é deles e principalmente dos seus descendentes....enfim um bando de cretinos, que me enervam solenemente e nada tem a ver com aqueles que pescam de uma forma consciente e sustentável,mas passemos á frente. Já estamos a tratar das autorizações para ir retirar aquele «pano-da-morte» do fundo e esperemos em breve poder anunciar aqui essa acção e contar com a vossa ajuda para acabar com a chacina contínua.

Para terminar a descrição do nosso mergulho de ontem, a profundidade máxima atingida foram 20 metros por 40 minutos, a temperatura da agua esteve nos 14º (frio, segundo os menos protegidos, ehehe) e a visibilidade variou entre os 15 e os 20 metros, o que acabou por tornar o mergulho bastante agradável, esperamos contar com a vossa presença já na próxima quarta feira (mas já vou anunciar noutro post).

Beijos e abraços.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Muito obrigado.

O nosso jantar de Natal foi estupendo, mas isso deveu-se á vossa presença, não só no jantar como ao longo de todo o ano nos mergulhos em Sesimbra, nas viagens inesquecíveis e em todos os momentos que passámos juntos, muito obrigado.

Gostaríamos também de agradecer aos nossos parceiros que estiveram presentes, e que também contribuíram com prendas o que tornou este evento ainda mais especial, e foram eles, O Peixe Voador com 2 cheques viagem no valor de € 100 cada, e a revista Planeta Dagua com duas assinaturas anuais, através dos seus responsáveis, respectivamente Fernando Borges e Susana Catita.

Esperamos que o próximo ano vos traga tudo de bom e muitas aventuras na nossa companhia.

Muito obrigado.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Saída próximo domingo 21.

Finalmente!!! Quando já começávamos a desesperar por o mar não nos deixar passar um bocado no seu reino, eis que temos uma fantástica previsão, vamos então aproveitar as fantásticas águas de tom azul e grande visibilidade com que somos brindados todos os anos por esta altura.

Saída ás 9 horas da manhã, e o ponto de encontro é no local habitual da doca de Sesimbra, marquem aqui nos comentários a vossa presença para esta saída que se espera muito boa.

Até domingo, beijos e abraços.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O nosso jantar de Natal, tá aí!!!!


Olá a todos, este post é apenas um "reminder" para que não esqueçam o nosso jantar de Natal, que é já quarta-feira a partir das 20 horas, e terá lugar aqui: http://www.solardolouro.com/localizacao.php
Este ano e como é da tradição ( 14º se a memória não me atraiçoa) teremos mais um jantar/encontro para que possamos passar um bom bocado na companhia de amigos a recordar as aventuras passadas e a prever as próximas. =)

Por tudo isto não podem faltar, até lá.

A equipa DEEPDIVE.

Ps. Quem não marcou a sua presença no primeiro post relativo ao jantar de Natal, poderá marcar neste através de comentário, obrigado.

Passada 5ª feira....

Um nocturno animado! Pelo menos que me lembre, nunca tinha-mos visto tantos Linguados juntos, não só juvenis como também adultos! Durante os 90’ de imersão deu para também um Rodovalho, Chocos e mais Chocos, Tremelgas, um Safio, Polvos, com destaque para menino 2XL no início do regresso! A visibilidade rondava os 8/10 mts, os suficientes para ver que a agua estava fresquinha (14º)! A profundidade máxima por nós alcançada foi de 9 mts.

Para finalizar, só eu sei… como gostava de lá voltar 5ªfeira! =)

Beijos e abraços,

Alex

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Amanha nocturno.

Olá.

Finalmente, e passado este interregno nao desejado, vamos voltar as actividades, entao, amanha (dia 11) temos mergulho nocturno, o habitual shore-dive da praia de Sesimbra.

Ponto de encontro, as 20 horas na DEEPDIVE Cotovia, nao faltem.

Ate amanha.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mais um fim de semana a seco.

É um facto, por muita vontade que tenhamos o Neptuno decidiu fechar o seu reino, assim sendo mais um fim de semana que vamos ficar á volta da lareira e que não vamos molhar o equipamento...só nos resta continuar a aguardar, e ver se para a semana o mar melhora.

Até lá, bom fim de semana para todos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

BONAIRE, a viagem de 2009.


Já muito se escreveu e especulou acerca da nossa viagem de referencia do próximo ano, e isso por muitas e variadas razões, sendo a mais importante sem qualquer duvida, é que o "Divers Paradise" não deixa ninguém indiferente e tem sido aquela que até á data mais expectativa tem criado.

Bonaire, localizado no sudeste das Caraíbas a norte da Venezuela e fora da cintura dos furacões, faz parte das Antilhas Holandesas juntamente com as ilhas irmãs, Curaçao e Aruba, estando próximo desta ultima.

Constantemente galardoado como Top Dive Destination pelas principais revistas de mergulho em todo o mundo, Bonaire foi pioneira na preservação da natureza sendo reserva natural há mais de 30 anos, e é sem duvida alguma o sonho de qualquer mergulhador, com mais de oitenta spots de mergulho referenciados e com a maior parte deles acessível por terra, Bonaire, é conhecida internacionalmente por 24:7, o destino dos Dive adicts, com mergulhos 24 horas por dia 7 dias por semana.

Com uma temperatura média anual de 28º seja na agua seja no ar e uma visibilidade a ultrapassar os 30 metros, Bonaire possui uma infinidade de razões para esta seja uma das nossas mais fantásticas divetrips, sem despertadores ou sinos a tocar ás 5 ou 6 da manhã, nem correrias para equipar, sem os 50 minutos de limite de tempo por imersão, e sem imposições de qualquer tipo (desde que se mergulhe com bom senso e dentro das regras de segurança) estão reunidos os ingredientes para uma viagem única e fantástica.


Passemos aos pormenores:

BONAIRE Divetrip de 21 de Abril a 1 de Maio.

Voos: (Kl = KLM)

1. KL 1692 21 Abr Lisboa - Amesterdão 07H10 11H00 Ter

2. KL 769 21 Abr Amesterdão - Bonaire 14H45 18H25 Ter

3. KL 754 30 Abr Bonaire - Amesterdão 19H35 # 12H50 Qui

4. Kl 1693 01 Mai Amesterdão - Lisboa 21H00 22H55 Sex

Itinerário de viagem:

21 Abril

Comparência no aeroporto da Portela e embarque em voo com destino a Amesterdão e posteriormente para Bonaire. Assistência e transfere para o Hotel. Alojamento em quarto duplo ou Apartamento para quatro pessoas em regime de pequeno almoço no Buddy Dive Resort.

22 - 29 Abril

Dias inteiramente livres. Mergulhos ilimitados a partir de costa. Inclui o aluguer de uma pick up durante a estadia. O park-fee será pago localmente.

30 Abril

Pequeno almoço. Em hora a combinar transfere para o aeroporto e embarque em voo de regresso a Lisboa, via Amesterdão. Noite a bordo.

01 Maio

Chegada a Lisboa prevista para as 22h55. Fim de itinerário.


Preço por pessoa :

Mergulhador - € 1.590,00 ( + € 308,00 de taxas de aeroporto, combustível e segurança )

- fee de conservação de $ 25,00 usd a pagar localmente.

O preço inclui:

-Voos intercontinentais KLM em classe económica com direito a 20 kgs de bagagem.

-Assistência e transferes.

- 8 noites de alojamento em quarto duplo no Buddy Dive Resort ou em Apartamento para quatro pessoas em regime de alojamento e pequeno almoço.

- Mergulhos ilimitados a partir da costa (pack "drive & dive" que inclui enchimentos ilimitados, lastro e aluguer de pick up)

- seguro de assistência em viagem.


O operador local de mergulho por nós escolhido "BUDDY DIVE Resort" é um PADI 5 Star Gold Palm Resort, sendo também eleito como um dos mais eficientes em toda a ilha de Bonaire, tem um dos mais fantásticos house-reef de toda a ilha, de facto, sem sair do resort basta caminhar ao longo do pontão de madeira sobre o mar, saltar para a agua em passo de gigante, nadar muito facilmente 9 metros (sim, leram bem, nove metros) até ao drop-off repleto de corais duros e enormes Gorgónias que se desenvolve até aos 40 metros de profundidade, este house-reef ainda é conhecido pelos Cavalos marinhos e os sempre extraordinários Frog Fish entre uma infinidade de outras espécies.

Ps. Os interessados em se juntar a nós deverão contactar-nos pessoalmente, e aproveito para informar que das 20 vagas apenas resta metade, obrigado.

Fotos: Flickr

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Fim de semana OFF.

Lamentavelmente, devido a uma péssima previsão para o próximo fim de semana prolongado (ainda por cima), vamos estar off, ou seja, não haverá saídas para o mar. Só nos resta desejar-vos um excelente fim de semana á lareira junto daqueles que mais gostam, e já agora, se nos quiserem visitar no sábado vamos estar com ambas as lojas abertas, e ansiosos por receber uma visita vossa.

Be happy, dive DEEP.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mergulho nocturno, amanhã.

Olá, as condições do mar aqui na baía de Sesimbra estão FANTÁSTICAS com a visibilidade a ultrapassar os 25 metros, por isso decidimos fazer o nosso house-dive habitual, a juntar ao facto de não sairmos no próximo fim de semana de semana prolongado devido á previsão de extremo mau tempo, aproveitem e venham gozar um excelente mergulho nocturno.

Ponto de encontro amanhã dia 27, na nossa loja da Cotovia ás 20 horas, marquem a vossa presença através de comentário a este post, obrigado.

Não faltem, vai ser booooooooooooooooooom. =D

Seis novos Rescue Divers.

Não gostaria de deixar passar esta oportunidade, sem deixar aqui os parabéns aos seis novos Rescue divers acabadinhos de formar por nós, e são eles:

Cláudio Dias
Carlos Monteiro
Frederico Nunes
João Martins
Joaquim Sousa Marques
Tânia Oliveira

A todos eles, os nossos parabéns por terem completado mais uma etapa da sua formação como mergulhadores, tendo sido esta uma fase muito importante da sua formação, pois aprenderam a lidar com todo o género de incidentes e acidentes que poderão ter lugar no meio aquático, e mais importante ainda, foi aprender como antecipar e evitar que esse tipo de situações possam surgir.

A partir de agora todos nós iremos mergulhar com muito maior segurança, quer nas nossas águas, quer em divetrips por nós organizadas, pois quase todos eles nos acompanham sempre nas nossas "andanças".

Por fim, e não menos importante, o facto do comprometimento de quase todos eles com a continuação da sua formação teórica e pratica, ao terem dado inicio ao primeiro curso profissional da PADI, o Divemaster, este curso irá dar-lhes um aprofundado conhecimento teórico do mergulho, em áreas tão distintas como a Fisiologia, ou Física, passando por Equipamento ou Meio ambiente e tantas outros matérias, deixando-os no final da formação, aptos a liderar grupos de mergulhadores, dirigir determinados programas PADI de forma independente, e outros sob supervisão de Instrutor, até á direcção de um Divecenter.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

No passado fim de semana...


Sábado, dia 22, 9 horas da manhã, doca de Sesimbra, lá nos reunimos e rumámos á baleeira, o destino seria o spot "cogumelos da baralha". Razão, a pedido de alguns amigos íamos tentar mostrar-lhes um peixe que há muito ansiavam ver, o peixe-lua (mola-mola), pois apesar de há muito mergulharem em Sesimbra ainda não tinham tido a sorte de avistar um destes incríveis e fantásticos peixes, e parecia que destino queria que assim continuasse a ser, pois ao chegarmos ao spot em questão, e apesar de uma outra embarcação de mergulho estar relativamente próxima, a agua apresentava uma cor muito pouco convidativa e a visibilidade pouco ultrapassaria os 3 metros, o que nos fez voltar para trás e rumar ao primeiro destino que tínhamos previsto, as "três milhas".

Assim foi, e também depressa podemos constactar que a visibilidade aqui era muitas vezes superior á da Baleeira.Óptimo,fizemos o briefing e agua, tínhamos dois grupos distintos, um em formação sob a responsabilidade do nosso Paulo Viegas, e o segundo acompanhou-me, apesar de aqui as probabilidades de conseguirmos o nosso objectivo serem remotas, pois só me recordo de uma vez lá ter avistado um único exemplar, lá fomos, pois nem só de Peixes-lua vive o mar de Sesimbra, e aqueles 10 a 15 metros de visibilidade estavam convidativos.

Cardumes de sargos, safias quase imóveis pairavam a meia agua e lá fomos nós rumo a umas pedras por fora porque apesar de terem muito menos peixe, as probabilidades de avistarmos o "nosso"peixe eram muito mais elevadas, e assim foi, ainda não lá tínhamos chegado e já tínhamos sido recebidos por um peixe-galo (zeus faber) que não permaneceu muito tempo e calmamente lá foi á sua vida, escassos minutos passados e eis que a sorte nos brindava com o tão ansiado peixe, um mola-mola.


Aproximou-se das nossas cabeças, imóveis, como manda o "protocolo" para saciar a curiosidade, depois rapidamente se dirige á superfície para regressar breves instantes depois para gáudio dos meus acompanhantes (e meu próprio). Pouco tempo para tanta expectativa, mas não importa, pois as oportunidades de novos mergulhos e novas surpresas estão presentes em cada saída, e é uma das razões que nos faz mergulhar sempre que a possibilidade existe.

Bodiões, Judias (muitas), mais Sargos, e ainda um cardume compacto de Carapaus próximo da superfície foi o "filme" por nós vivido no passado sábado de sol quente e agua fria (16 graus).



Domingo, novamente dois grupos distintos, eu fiquei pela praia da baleeira e terminar a formação a um grupo de rescue divers, que concluíram com sucesso os cenários propostos, e um outro grupo com o Paulo e o Alex que rumaram á popa do Gurara, para mais um mergulho muito bom e cheio de vida, como tem sido habitual nos nossos últimos mergulhos.

Obrigado a todos, até ao próximo mergulho, e não se esqueçam de passar pelas nossas lojas a dar um hello.

Foto Peixe-Lua : João Matos
Restantes fotos: São Pontes

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Prémios DEEPDIVEtrip 2008.

Olá, este ano pela primeira vez decidimos atribuir prémios de fidelização para os nossos amigos que mais viajaram connosco no presente ano, obviamente que este prémio é apenas o primeiro de uma série de prémios que pretendemos instituir para o próximo ano, e em que teremos mais do que uma "categoria", e não serão apenas aqueles que mais viajaram connosco os únicos contemplados.

As DEEPDIVE-TRIPS sendo uma das nossas actividades, foi a escolhida para a atribuição de prémio, que será um curso PADI Peak Performance Buoyancy no valor de € 160 e que inclui uma sessão teórica, uma sessão de piscina e dois mergulhos de mar, para além do programa básico do curso, irá ainda ser focado a melhor forma de respiração subaquática de circuito aberto, e desenvolvido e praticado as diferentes formas de propulsão por barbatanas, no final deste programa os candidatos que cumprirem os requisitos obterão a certificação de curso de especialidade PADI Peak Performance Buoyancy, mas mais importante, é que ficarão com conhecimentos de propulsão e controle de flutuabilidade acima da média, o que fará com que obtenham melhores resultados dos seus mergulhos, quer a nível de consumo de gás quer a nível de usufruto do mergulho em si.

Este curso será exclusivo para os candidatos premiados (a custo zero) e ainda para todos aqueles (e só) que este ano viajaram connosco, que obterão um desconto de 50% do valor do curso caso o pretendam frequentar.

Não poderia acabar sem dizer quais os felizes contemplados com este prémio...and the winner is:

-João Martins.
-Ana Marcolino.
-Pedro Jesus.
-Susana Martins.

Estes vencedores apesar de já no passado ano terem viajado connosco, este ano estiveram connosco nas Filipinas; Cabo Verde; Açores- Ilha das Flores; Madeira e Ilhas Desertas, e Maldivas,(e muitas vezes em Sesimbra), o que demonstra bem o nível satisfação da nossa organização de viagens.

Para finalizar gostaria de agradecer a presença deles, e a todos aqueles que connosco viajaram e virão a viajar por esse mundo fora, também imprescindíveis para o bom ambiente e a grande diversão que são as nossas viagens.

Muito obrigado.

Equipa DEEPDIVE.



terça-feira, 18 de novembro de 2008

Próximo sábado e domingo, água!!!

Olá, no próximo sábado e domingo e devido a uma boa previsão não poderíamos faltar a mais uns mergulhos, e em especial que já estamos com aquelas visibilidades boas próprias do final de ano.

Assim sendo, no próximo sábado dia 22 e domingo dia 23, ás 9 horas da manhã lá estaremos no local habitual da doca de Sesimbra para mais uns belos de uns mergulhinhos, não faltem!!

Beijos e abraços e até lá.

Tz

Ps. Por favor especifiquem nos comentários a vossa intenção e para qual dos dias..ou para os dois =)

Bom regresso.

É verdade quem diria que após uma semana e meia de mergulhos intensivos em águas quentes e muito ricas (a nossa divetrip ás Maldivas será alvo de uma pequena descrição neste blog), iríamos encontrar a nossa Sesimbra com umas condições tão boas.

De facto a surpresa foi geral, quer relativa ao estado do mar, quer á temperatura da agua brrrrrrr, mas nada que os nossos lindos fatinhos secos WHITES não resolvessem =)

Spot: Baixa dos Lagosteiros, visibilidade entre 15 e os 20 metros consoante o local, temperatura 16º, profundidade máxima 14 metros.

A fauna e flora neste spot nunca é abundante e ainda por cima se aliarmos ao facto de estar uma maré ultra-vazia, no entanto entre um ou outro cardume de sargos e salemas, a espécie existente em maior quantidade foram as judias, a realçar uma lindíssima e colaborante raia marmoreada, que não deixou ninguém indiferente.

Obrigado a todos, e para o próximo domingo há mais!!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Saída de mergulho este Domingo.

Estamos de volta á actividade mergulhistica porque nem só de águas quentes vive o homem e também porque o mar está ultra convidativo, vamos á agua, no próximo domingo dia 16 ás 9 horas da manhã.

O ponto de encontro é no local habitual na doca de Sesimbra.

Até lá beijos e abraços.


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Jantar de Natal DEEPDIVE.

Olá, peguem nas vossas agendas e marquem o já super clássico jantar de Natal da DEEPDIVE, que este ano terá lugar no restaurante "Solar do Louro" na quarta feira dia 17 de Dezembro, a partir das 19,30.

Não podem faltar, marquem a vossa presença aqui através de comentário.

Beijos e abraços,

Tz

Próximo fim de semana off.

Olá a todos,

Devido a alguns elementos da nossa equipa onde me incluo se encontrarem fora do país, mais propriamente na nossa Maldives divetrip, não vamos realizar saídas no próximo fim de semana.

No entanto a formação teórica e pratica continuam com os nossos instrutores que infelizmente cá têm de ficar =)

Reiniciaremos as nossas saídas de mar no fim de semana de 15 e 16, obrigado e até breve.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Briefing Maldivas.


A todos aqueles que nos vão acompanhar na nossa divetrip ás Maldivas, temos briefing para esclarecer todas as duvidas e dar todas as informações relevantes no próximo sábado ás 16 horas na DEEPDIVE Cotovia, como é óbvio este briefing é facultativo, é no entanto importante que quem não conseguir estar presente, nos contacte para que possamos avisar de alguns itens importantes a transportar convosco, e também de alguns completamente dispensáveis.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Saída de mergulho, domingo dia 2.

Olá a todos,
Próximo domingo dia 2, lá vamos nós ao mar como é habito, e boas condições são esperadas para aquele que será para muitos o ultimo mergulhinho pelas nossas águas antes do embarque rumo ás Maldivas.
Ponto de encontro na doca de Sesimbra ás 9 horas da manhã, até lá resto de boa semana.
Beijos e abraços.
Tz

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Saida de mergulho no Domingo.

Olá,
Próximo domingo, dia 26, temos saída de mergulho. O ponto de encontro será na doca de Sesimbra às 9 horas da manhã.
Obrigado e até domingo.

Importante: Nocturno amanha.

Importante: O nocturno previsto para hoje passou para amanhã, assim sendo a hora de encontro mantém-se à mesma, 20 horas na DEEPDIVE Cotovia, amanhã sexta-feira, dia 24.

Obrigado e desculpem o incómodo.

domingo, 19 de outubro de 2008

Próxima quinta, nocturno!!

Olá a todos,

Próxima quinta feira, temos o habitual mergulhinho nocturno da praia, naquelas condições já bem conhecidas de todos vós.

Ponto de encontro DEEPDIVE Cotovia ás 20 horas, até lá, desejamos uma boa semana.


Um fim de semana pujante!!

Olá, o "nosso" Alex, foi o responsável por quatro bons mergulhos feitos ontem e hoje, e também pelo relato dos mesmos que faço "copy" aqui:

Ora aqui fica o relato de um fim-de-semana pautado pela boa disposição e bons mergulhos!

Sábado de manha pelas 9h00 já estávamos nós pelo local habitual trocar efusivos cumprimentos e na montagem dos equipamentos, prontos a rumar ao Cabo Espichel para confirmar que o River Gurara continuava por lá! Mas… surpresa, o mar estava tão calmo que logo se apoderou a vontade de ir para os Segredos, onde é mais rara uma imersão com tão boas condições, ferro lançado e deu para vê-lo assente num fundo a 12 mts!!! O mergulho desenrolou-se durante 55,’ uma visibilidade a rondar os 20mts que deixava apreciar o ambiente proporcionado pelos bonitos canyons, que ora aqui albergavam um Safio, ora ali alguns Sargos entocados, sobretudo na parte mais funda por nós alcançada (18 mts)!

Sol na superfície, que torna o intervalo bem agradável sobretudo quando acompanhado por farinha torrada. Energias repostas, iniciámos a descido na poita da Baleeira tendo nós combinado previamente que o tempo de fundo teria um limite de 70’… assim foi, mas ainda assim havia “meninos” com mais de 80 BAR na garrafa á superfície!!!

A Baleeira é realmente um sítio impressionante, e desta vez fomos brindados uma vez mais pelos Pepinos-do-mar em reprodução, cardumes de gordas Salemas, Carapaus, Bogas, Salmonetes, Ruivos, Sargos, Polvos, com destaque para um deles fora da toca, bem grande, e que nos mostrou que para além de saber nadar, pode-se pôr em pé e andar!!! Rumo sul, até aos 17 mts e lá andavam umas boas Saimas e um ou outro Pargo, Chocos… e acho que é melhor parar por aqui!!!

No Domingo, desta vez sim, fomos visitar o River cujos contornos apareceram logo no início da descida e que não deixam ninguém indiferente, principalmente os estreantes! O principal objectivo era o naufrágio em si, muito embora os Safios dêem um colorido muito especial a este spot, assim como uma moreia, um Pargo capatão e algumas Saimas, ainda que de não muito grande porte, façam com que 35’ passem num ápice…

Para finalizar o fim-de-semana fizemos o ultimo mergulho na Chã dos Navegantes, onde deixámos um assunto pendente, mas já lá vamos. O mergulho desenrolou-se a vaguear entre pedras e formações rochosas, sem rumo definido, o que dá a sensação de fazermos parte daquele mundo onde contemplar é a palavra de ordem, e onde Sargos, Safias e judias combinam com Polvos, Chocos, Salmonetes e… redes fantasma?! Definitivamente que não. Depois de libertarmos um ou outro peixe ainda com vida, marcámos a sua localização, para o mais breve possível marcarmos data para lá a ir recolher. A profundidade máxima atingida neste mergulho foi de 19 mts, tendo terminado na parte mais junto a terra, onde durante a subida e paragem de segurança, após 51’ nos deliciámos com a Sargalhada a mariscar!

Obrigado a todos pela companhia e presença!

Alex

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Saidas Sabado e Domingo.

Olá a todos,
Próximo sábado (amanhã) e Domingo, dias 18 e 19, vamos fazer as habituais saídas de mergulho, mas atenção, em ambos os dias as saídas serão duplas, ou seja, numa única saída para o mar faremos dois mergulhos sem vir a terra.
O ponto de encontro será no local habitual da doca de Sesimbra, ás 9 horas da manhã.
Beijos e abraços e até amanhã.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nocturno amanhã!

Olá,

Amanhã quinta-feira dia 16, vamos até á praia para o nosso já habitual mergulho nocturno, as condições estão óptimas, e a lua cheia vai dar uma luminosidade especial a este mergulho, não faltem!!!

Ponto de encontro DEEPDIVE Cotovia ás 20 horas.

Até amanhã.

Nocturnos inolvidaveis!!

Na passada semana devido a um mar fantástico, e a uma vontade enorme de de mergulhar, muito em especial num spot bom como é a praia de Sesimbra, realizámos dois mergulhos verdadeiramente inesquecíveis, não os vou distinguir aqui, pois ambos foram excelentes e que apesar de distintos (não existem dois mergulhos iguais) foram passados num ambiente em tudo semelhante.

Praia do Ouro, assim se chama a praia por onde "passeámos" durante 90 minutos em cada um dos dias, o spot, chamamos de Fortaleza de Santiago, na realidade é em frente a ela que tudo se passa, passou e continuará a passar, a quantidade de espécies, a dimensão das mesmas, e tão pouco habitual que é ver muitas delas noutros locais, dá um gosto especial a este que é um dos mergulhos preferidos de muitos de nós, se a juntar a tudo isto, adicionarmos a componente arqueológica, então ainda mais espectacular se torna, de facto nestes nossos dois últimos mergulhos, descobrimos duas peças das quais destaco uma Mó (a juntar a mais duas já descobertas e declaradas por mim há vários anos atrás) que segundo arqueólogos amigos existe a hipótese de pertencerem ao período de ocupação Romana, peças essas que continuam a repousar no fundo e que certamente ajudarão imenso a rescrever a história de Sesimbra.

Não me vou alongar na descrição destes mergulhos, até porque já em anteriores "logbooks" o fiz, e também porque é um mergulho que repetiremos todas as semanas, assim o mar permita.

Dados mais interessantes e comuns a ambos os mergulhos: Visibilidade superior a 20 metros, profundidade máxima 10 metros, tempo de mergulho 90 minutos.



Espécies avistadas: Linguados em grande quantidade e de grande porte, Solhas, Pregados, Rodovalhos, Tremelgas, Chocos, Lulas, Polvos, Safios, Sargos, Safias, Pargos, Bodiões, Camarões, Navalheiras, e mais uma infinidade de espécies que aqui não vou enumerar, gostaria no entanto de destacar o enorme Safio que em pleno areal nos veio admirar, e ainda a gigantesca Santola que deambulava pela mesma zona em busca de alimento, certamente.

Bye bye, e até amanhã que lá estaremos de novo!!!!

Os ultimos mergulhos de fim de semana.

Olá, cá estamos para dar as informações sobre os mergulhos de domingo dia 5 e 12, que tal como foi previsto foram realizados com umas boas condições.

Primeiro mergulho Domingo dia 5, destino proa do River Gurara, visibilidade no fundo, 15 metros, após o lançamento do ferro junto aos mastros da proa, descemos e recebemos as boas vindas dadas por um super Lavagante, em seguida percorremos os tubos dos mastros até atingirmos a estrutura maior demos uma volta pelo enorme costado e rápido foi tempo de regresso, apesar de com o gás que todos levávamos (o habitual Eanx 32) nos permitir prolongar o tempo de fundo de forma substancial (cerca de 30%) se compararmos com o mergulho a ar nas mesmas condições de profundidade.

Este foi um bom mergulho apesar de não termos visto a quantidade de peixe a que já estamos habituados naquele fantástico spot, também por lá tinham acabado de passar dois outros grupos o que não abonou em termos de visibilidade e peixe, enfim foi um bom mergulho, em seguida dirigimo-nos á "Pedra das Ancoras" para o segundo mergulho, aí desforrámo-nos em quantidade de peixe, apesar de a visibilidade ter passado para metade, a quantidade de peixe, e como é habito neste spot surpreendeu todos aqueles que não o conheciam o local.

A profundidade neste segundo spot foi de 17 metros e a visibilidade rondava os 7 metros, as espécies avistadas forma muitas e desde o sempre presente cardume de Sargos, avistámos ainda muitos Bodiões enormes, Safias, Judias, Chocos, Polvos, para além dos sempre presentes Góbios, Blénios, e os lindíssimos nudibranquios, a destacar, a gigantesca buzina, que não nos deixou boquiabertos, porque os reguladores não nos deixam fechar a boca!! =)



Domingo passado dia 12, popa do River Gurara, de novo o mais famoso naufrágio em Portugal, mas desta vez e a pedido do nosso amigo Jorjão o objectivo seria revisitar o massivo hélice que outrora propolsionou os quase 200 metros de cargueiro.



A visibilidade rondou os 20 metros, e a profundidade máxima atingida foram 26 metros, a destacar as sempre presentes Saímas, apesar de em menor numero muito inferior daquilo que é habitual na zona da proa onde se deslocam sempre em cardume superiores a seis ou oito exemplares, para além disso tivemos sempre Sargos, Safias, Bodiões e as muitas Judias que fizeram questão de não nos largar durante grande parte do trajecto percorrido, saliento o facto de após as ter atraído com pequenos sedimentos soltos propositadamente do substrato, de elas virem roçar-se nas mãos em especial da nossa Andreia, que sem luvas colocou as mãos próximo ao fundo deixando que elas as envolvessem literalmente. Com isto deixei-vos aqui o relato condensado das ultimas 3 saídas de mergulho por nós realizadas.


Foto polvo: São Pontes

Restantes fotos: Nuno Santos

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Saídas de mergulho no Domingo dia 12.

Olá a todos,

No próximo domingo dia 12, e para não fugir ao habito saudável, lá vamos fazer mais dois mergulhos, o primeiro ás 9 horas e o segundo ás 12 horas, o local de encontro é o habitual (doca de Sesimbra).

Esperamos por vós, beijos e abraços.

=)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Quarta e quinta feira, Night dive!!!

Pois, como não poderia deixar de ser, e após muitos e bons mergulhos no nosso house-spot, vamos voltar para aproveitar ao máximo e para que toda a gente também o possa fazer, decidimos marcar dois dias seguidos de mergulhos nocturnos (dias 8 e 9) e ambos na praia do ouro, o nosso spot dos últimos nocturnos.

Este mergulho é um shore-dive, bastante fácil e acessível, é grátis, por isso apenas terão de pagar o equipamento que necessitarem alugar.

Ponto de encontro DEEPDIVE Cotovia ás 20 horas.

Quebra a rotina da semana e venha passar uns bons momentos connosco!!!!

sábado, 4 de outubro de 2008

Ainda temos vagas para Domingo!

Ainda têm hipótese de se juntarem a nós na saída dupla (2 mergulhos numa só saída) que vamos fazer amanhã domingo, e que segundo a previsão vão-se manter as condições de mar muito bom, sem vento e com muito boa visibilidade.

O ponto de encontro é ás 9 horas da manhã no local habitual da doca de Sesimbra.

Até amanhã. =)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Venham mais destes!

Ontem revivemos um "best of", o nosso mergulho-da-casa continua imbatível, e a surpreender-nos mergulho após mergulho, e ontem não foi excepção.

20 horas e tínhamos quase toda a gente na nossa loja da cotovia, e com o frio que já se começa a fazer sentir, sabe bem montarmos o equipamento dentro da loja e só depois irmos para baixo. Á chegada basta colocar o cinto, colete, barbatanas debaixo do braço e após o habitual briefing e ultima checagem de equipamento damos meia dúzia de passos, e agua, é confortável, muito confortável, na realidade entre carro e local de equipagem, e deste para a agua não são quarenta metros no total, o que é mais um ponto a favor deste mergulho.

Chegados á agua o mar parecia uma piscina, calçámos as barbatanas e ainda com a agua pela barriga coloco a máscara na cara, olho para o fundo para ver como estava a visibilidade e deparo-me com uma tremelga a pouco mais de meio-metro da ponta das minhas barbatanas, tinha começado o "festival", descemos...ou por outra deitámo-nos no fundo de areia a contemplar aquele que viria a ser o primeiro exemplar de um longo desfile de espécies, e quase todas elas dignas de registo, senão vejamos , tremelgas foram três, sendo uma delas de grande porte, vimos ainda estrelas do mar minúsculas mas em grande actividade, grupos de lulas, sempre entre os seis e os oito exemplares com cerca de oito centímetros de comprimento, e que se divertiam entre o aproximar e afastar dos focos das nossas lanternas como que de um bailado se tratasse. Os Chocos foram também protagonistas de algumas "danças" frente aos potentes focos que transportávamos, mais um Charroco, dois ou três Bodiões meio adormecidos, um ruivo semi enterrado na areia, e uns magníficos linguados de um porte respeitável, esses foram quanto a mim os Reis da noite, realmente é muito agradável ver exemplares de "Solea Solea" o Linguado legitimo com quase 70 centímetros de comprimento e peso a ultrapassar os dois quilos, exemplares há muito arredados daqueles areais sobretudo devido ao enormíssimo esforço de pesca , quer profissional quer de caça submarina, mais um sinal inequívoco de que a constituição da reserva( Parque Marinho Prof. Luís Saldanha ) está a dar frutos ...neste caso, peixes!! =)



Para terminar e porque mais uma vez me alonguei na escrita, deixo-vos com os dados habituais: Profundidade máxima atingida 9 metros, tempo de mergulho 60 minutos, visibilidade superior a 15 metros, temperatura 18 graus.

Mantenham-se atentos que para a semana e devido ás boas previsões, deveremos fazer não um mas dois mergulhos nocturnos na praia.

Foto: João Martins

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Guia de Espécies Submarinas - Portugal Berlengas


Já temos disponível para venda o "Guia de Espécies Submarinas - Portugal Berlengas" , com esta obra os autores procuraram facultar aos leitores um guia das espécies marinhas residentes na costa de Portugal Continental, dando ênfase às que são observáveis na prática de mergulho com garrafa ou em apneia em tudo semelhante com o trabalho que iniciamos para o Parque Marinho Prof. Luís Saldanha.

São apresentadas 320 espécies em mais de 400 fotografias que retratam os organismos como os vemos no seu habitat natural. Para cada uma das espécies é referenciada a sua classificação taxonómica, dimensões, habitat e outras curiosidades.

A estrutura e o modo de apresentação deste guia foram concebidas por forma a satisfazer um tão numeroso quanto heterogéneo grupo de pessoas interessadas na vida marinha, sejam os académicos e estudantes da área, seja um público mais alargado onde se incluem os praticantes de mergulho ou de pesca submarina.

O Arquipélago das Berlengas, integrado na Reserva Natural das Berlengas, foi a zona eleita para a recolha da maioria das fotografias apresentadas por constituir uma zona biologicamente muito rica.

Este livro encontra-se á venda na DEEPDIVE Cotovia e Lisboa, por € 27,50, aproveite para encomendar já a sua cópia pois esta tiragem foi de apenas 1700 exemplares, e a ver pelo "antigo" livro de espécies do Prof Luís Saldanha, que já teve direito a várias edições, este exemplar certamente não ficará atrás, e é um auxiliar fantástico para quem mergulha e que se interessa por saber aquilo que vê.